in

Amei!Amei! AprendiAprendi

Dogmas Marianos – A Imaculada Conceição de Maria

Imaculada Conceição

Anteriormente, meditamos sobre os dogmas da Maternidade Divina e da Virgindade Perpétua de Maria, vamos falar do terceiro Dogma Mariano: o Dogma da Imaculada Conceição de Maria.

Através desse dogma, a Igreja declarou que a concepção de Maria foi sem a mancha do pecado original e que, inegavelmente, a vida da Virgem Maria transcorreu completamente livre de pecado.

Fundamentos do Dogma

O Dogma da Imaculada Conceição de Maria é, sobretudo, fundamentado na Sagrada Escritura em diversas passagens, como na Anunciação do Anjo Gabriel à Maria, quando ele a saúda com sendo Cheia de Graça:

“Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

cf. Lucas 1, 28

Assim como no livro de Jó:

Quem fará sair o puro do impuro?

Jó 14, 4

E, ademais, no livro Cântico dos Cânticos:

És toda bela, ó minha amiga, e não há mancha em ti.

Cântico dos Cânticos 4, 7

Assim, em 1854, o Papa Pio IX definiu o dogma da Imaculada Conceição de Maria, proclamando:

Em honra da Trindade (…) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis.

Declaração do Dogma (Pio IX, 08/12/1854)

Em 1858, em Lourdes na França, Nossa Senhora apareceu à Santa Bernardete e se auto definiu dizendo: Eu sou a Imaculada Conceição. Todos os estudiosos consideram quase impossível que uma adolescente como era Bernadete, vivendo num lugarejo como era Lourdes, soubesse da proclamação do dogma e muito menos o seu significado.

Por isso, as aparições de Nossa Senhora em Lourdes são consideradas como uma confirmação celestial do Dogma da Imaculada Conceição de Maria.

Celebração

O dia da festa da Imaculada Conceição de Maria, em 8 de dezembro, foi definido em 1476 pelo Papa Sisto IV. A existência da festa já era um indício da crença da Igreja mesmo antes da definição do dogma, que foi proclamado no dia da festa.

Para saber mais:

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria São João Paulo II, Papa (HOMILIA – 8 de Dezembro de 1998).

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

quiz sim ou não

QUIZ: SIM ou NÃO #03

quiz sim ou não

Quiz SIM ou NÃO #04