Foto por eberhard grossgasteiger em Unsplash
in

Eles não sabem o que fazem!

Jesus orou pelos seus algozes e por todos os que, de uma forma ou de outra, tinham-No levado até a Cruz, pedindo que o Pai tivesse misericórdia deles: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”. (Lucas 23, 34)

Rezar pela Conversão dos Pecadores

Rezar pela conversão dos pecadores não deveria ser algo que nos causasse tanta surpresa. Jesus nos deu esse exemplo na Cruz e a Igreja sempre rezou pela conversão dos que estavam longe. Temos o hábito feio de sermos egoístas nas nossas orações. Rezamos pelas nossas necessidades e pelas necessidades dos nossos, mas quase sempre nos esquecemos que o mundo não gira em torno do nosso umbigo.

Depois, nos perguntamos porque Deus não atende nossas orações. É simples! Deus não atende orações egoístas, mas orações humildes e que têm o foco na necessidade do outro.

Nossa Senhora em Fátima

Em Fátima, Portugal, Nossa Senhora apareceu aos Três Pastorinhos lá no início do século XX. Baseou suas aparições não apenas em profecias sobre os próximos acontecimentos, mas catequizou-os, a começar pelo inferno, e pediu insistentemente que rezassem pela conversão dos pobres pecadores.

Por que a Mãe apareceu em Portugal, um território pacífico e não envolvido nos conflitos mundiais, e não na Inglaterra, Rússia ou Alemanha, por exemplo, já que eram países que estavam diretamente ligados às grandes guerras? Justamente para indicar o tipo de oração que agrada e move o coração do Pai: a intercessão pelos necessitados.

Eles deveriam rezar pelos outros, não por si mesmos. O próprio Anjo de Portugal, quando os preparou para receber o Corpo e o Sangue do Senhor Eucarístico, ensinou a oração jaculatória que deu origem a todas essas reflexões:

“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam.”

Essa jaculatória nos traz essas duas dimensões plenas da verdadeira oração: o louvor a Deus e a intercessão pelos pobres pecadores. O verdadeiro intercessor é aquele que deixa as suas necessidades nas mãos de Deus, é aquele que espera em Deus, e se joga no campo de batalha pelo outro. É aquele que confia as suas coisas a Deus e vai cuidar das “coisas de Deus”!

Intercessão e Missão

Maria, irmã de Marta, larga tudo o que é seu e vai se colocar aos pés do Mestre para, junto dEle, ouvi-Lo, aprender e sair em missão. Aqui me recordo de Santa Teresinha, que é a padroeira das missões. Uma monja carmelita, que nunca saiu do seu Carmelo, e é considerada a patrona daqueles que saem em missão.

Sabe por que? Porque ela entendeu que a nossa grande missão é a conversão dos pecadores e há mais convertidos por uma oração do que por mil palavras.

Intercessão e missão são complementares. Lemos alguns textos atrás que devemos ser missionários. Mas alguns dizem: não levo jeito pra isso, não é o meu chamado. Ok. Mas você pode rezar tanto pelos que saem em missão quanto pelos que precisam de conversão. Pense nisso! E reze comigo:

“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREEM, NÃO ADORAM, NÃO ESPERAM E NÃO VOS AMAM.”

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Senhora de Copacabana

Conheça o título de Nossa Senhora da Candelária