in

AprendiAprendi

História de Nossa Senhora de Caná

O dia 06 de janeiro guarda uma celebração de Maria ainda muito pouco conhecida no Brasil: o dia de Nossa Senhora de Caná. Nessa data, a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

O que pouca gente sabe é que o mistério da Epifania, além da visita dos Reis Magos, ainda contempla mais dois acontecimentos: o Batismo de Jesus e as Bodas de Caná. Com isso, o título de Nossa Senhora de Caná também é celebrado nessa data.

A Imagem da Virgem de Caná

A primeira imagem da Virgem de Caná foi confeccionada em 1982 pelo sacerdote argentino Pe. Hector García, fundador do Movimento Evangelho de Caná, na cidade de Rosario – Argentina. Além de Rosario, temos a devoção nos arredores de Buenos Aires na Paróquia Maria de Caná em Santo Isidro. Na Espanha, em Pozuelo de Alarcon – Madrid, temos a Paróquia Santa Maria de Caná. Também temos imagens dela em Portugal e Estados Unidos.

A Devoção no Brasil

No Brasil, a devoção chegou há onze anos através de um projeto missionário nas periferias de Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que se propunha a visitar famílias para meditar com elas o evangelho de Caná. A invocação à Nossa Senhora de Caná surgiu antes da imagem e logo se difundiu chegando à capital.

Hoje, a Associação Missionária Servos de Maria de Caná, sediada na Arquidiocese do Rio, realiza uma importante missão, que é gerir a Capela de Nossa Senhora de Caná, única do Brasil, que fica localizada dentro do Penha Shopping, onde temos a imagem oficial de Nossa Senhora de Caná do Brasil, que foi abençoada por Dom Alano Maria Pena em 2011 e que é rosa justamente para simbolizar a alegria da festa de Caná. A imagem tem duas talhas aos pés, que simbolizam o esposo e a esposa, já que Maria de Caná é padroeira dos cônjuges e protetora das famílias.

Oração a Nossa Senhora de Caná

Nossa Senhora de Caná, Mãe da Divina Misericórdia, ensinai-nos a falar do amor de Deus. Ensinai-nos a confiar sempre no Senhor. Ensinai-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser. Ensinais-nos a orar para que Jesus transforme nossas vidas. Ensinai-nos a falar da vida nova, da alegria, da graça que Deus nos dá a todo instante. Nossa Senhora de Caná, rogai por nós que sempre precisamos de vós. Amém.

Comentários

Deixe uma resposta

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

O que você acha?

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

vela intercessão

InTenda – Meditação e Intercessão para Janeiro/2020

A Igreja e a Simonia