in

Amei!Amei!

Ide!

Foto por Fabio Comparelli em Unsplash

Ide! Não é um convite, é uma ordem! E uma ordem bem clara do Mestre: “Ide por todo o mundo!” (cf. Mt 28, 19). O cristão é que nem a água: se ficar parado, apodrece.

É necessário sair de si mesmo e ir em direção ao outro. Se pensarmos numa nascente de água, rapidamente conseguiremos entender o movimento que Deus nos ordena. O pequeno olho d’água que brota da terra tem a necessidade de se expandir, de sair dali e de correr adiante.

Com o passar do tempo, ele deixa de ser apenas um olho d’água e passa a ser um filete, mais tarde um córrego. O seu movimento o faz continuar crescendo até se tornar um riacho, depois um rio, até desaguar num lago ou no mar.

Cristão, um Pequeno Olha d’Água

O cristão, que nem o pequeno olho d’água, não foi feito para empoçar, mas para ir em frente, para se dirigir ao outro, para crescer e irrigar tudo e todos que estão a sua volta. Irrigar com a Água Viva que brota do interior daquele que se deixa mudar pelo Senhor (cf. João 4, 14), que se deixa renascer da Água e do Espírito (cf. João 3, 5).

Deus não quer nem precisa de cristãos-poças, mas de cristãos-rios, e rios caudalosos, grandes, fartos, cheios de vida e que geram vida. Por isso, manda ir, e ir por todo mundo. E, no fim, desaguar no Grande Oceano que é o próprio Deus!

A Missão e o Medo

O fato de ir não pode ser bloqueado pelo medo do desconhecido nem das tribulações. O medo que paralisa não vem de Deus, porque Deus é amor e o amor lança fora todo medo (cf. 1 João 4, 18).

Se o pequeno olho d’água tivesse medo de correr adiante, rios como o Amazonas e o Nilo não existiriam, e a vida que há em torno deles, e depende deles, também não existiria. O mundo anda morto porque os cristãos andam mortos, com medo. São olhos d’água medrosos, que não saem do lugar.

É preciso vencer os medos e partir rumo ao grande desconhecido ao qual o Senhor nos manda.

Não Temas!

A Palavra de Deus usa por 365 vezes a expressão “não temas!”. Curioso, não? Pra cada dia do ano, o Senhor nos fala na sua Palavra: “não temas!”. Se o próprio Deus, que manda ir, diz para que não se tenha medo, por que ficar parado, apodrecendo?

Deus vai com aqueles que têm a coragem de ir por todo mundo, de levar a Vida por todo o mundo, de irrigar o mundo com a Água Viva do Altíssimo.

O Serviço aos Outros

Ir, sem medo, traz a dimensão do serviço, pois o rio traz vida e é necessário para que a vida nasça, floresça e se sustente a sua volta. Ser rio ao lado de outro rio ou num lugar repleto de vida é fácil.

Deus nos manda ir para os desertos da vida, onde a vida é rara e as dificuldades são grandes. Podemos aprender com a água, pois o curso dela é cheio de pedras, mas o rio não para. Segue. Contorna. Supera. E deixa sua marca.

O próprio Cristo mostrou que o serviço deve ser o grande objetivo do cristão, pois Ele mesmo, Mestre e Senhor, foi o servo na Última Ceia (cf. Jo 13, 13s) e é o Servo Sofredor (cf. Is 53) do Antigo Testamento.

Refletindo…

Se nos consideramos cristãos, como não servir? Por que ficar parado, enterrando nossos dons e talentos, enquanto um mundo sedento nos rodeia, necessitado da Água Viva do Senhor e da Vida em abundância que Ele nos veio trazer?

Como está a sua vida de cristão? E as coisas a sua volta? Há vida no deserto que Deus te plantou ou você ainda é um olho d’água medroso no meio de um mundo morto e sedento?

Ide, sem medo, para servir!

Papa Francisco (JMJ Rio 2013)

E ide, com coragem, pois o Senhor vem conosco e é o Vencedor Invicto!

Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.

João 16, 33

Comentários

Deixe uma resposta

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

O que você acha?

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Um Santo disse… com São Josemaria Escrivá

A Linda História da Virgem do Silêncio