in

O que é a Quaresma?

A Quaresma é mais que uma mudança de postura e costumes, marcada por dias obrigatoriamente sem carne e com orações que levam a uma meditação mais profunda. É um tempo cheio de significado e riqueza, todo baseado nas Sagradas Escrituras e revivido intensamente na Liturgia da Igreja.

O que significa a Quaresma?

Antes de entrarmos no sentido litúrgico, é interessante conferirmos o significado da palavra no dicionário:

período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa; quadragésima, quarentena.

Dicionário Google

Resumidamente, a Quaresma é um período de quarenta dias em que a Igreja usa universalmente vestes penitenciais afim de se preparar para a festa mais importante de todas para os cristãos, a Páscoa.

Esse período de tempo discernido pela Igreja, a exemplo do próprio Cristo e de grandes profetas, chama-se tempo litúrgico. Isso significa que, durante determinado período de tempo, a Liturgia da Igreja fará viva, através das orações e sinais, o espírito pertinente àquele momento.

Logo, sendo a Quaresma um tempo litúrgico penitencial a Igreja, na Liturgia, omite cantos de alegria, aleluia e, inclusive, o Glória na celebração das Missas. Agora, onde está embasado, na Palavra de Deus, o tempo da Quaresma?

Onde está a Quaresma na Bíblia?

O quarenta é um número cheio de significado desde os judeus. No livro do Êxodo, encontramos exemplo de Moisés:

Moisés ficou junto do Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez palavras.

Êxodo 34, 28

Ainda no Antigo Testamento, temos outro testemunho no qual o número quarenta aparece, mais uma vez com Moisés:

Explorastes a terra em quarenta dias; tantos anos quantos foram esses dias pagareis a pena de vossas iniqüidades, ou seja, durante quarenta anos, e vereis o que significa ser objeto de minha vingança. Eu, o Senhor, o disse. Eis como hei de tratar essa assembléia rebelde que se revoltou contra mim. Eles serão consumidos e mortos nesse deserto!”

Números 14, 34-35

Lá no Gênesis…

Voltando um pouco, no livro do Gênesis, podemos ainda fazer uma pesquisa… esse é um fato que é muito retratado em desenhos e ensinado na catequese, mas que tem um detalhe muito sutil para nossa formação: o dilúvio.

O dilúvio caiu sobre a terra durante quarenta dias. As águas incharam e levantaram a arca, que foi elevada acima da terra. Inundaram tudo com violência, e cobriram toda a terra, e a arca flutuava na superfície das águas. As águas engrossaram prodigiosamente sobre a terra, e cobriram todos os altos montes que existem debaixo dos céus;e elevaram-se quinze côvados acima dos montes que cobriam.

Todas as criaturas que se moviam na terra foram exterminadas: aves, animais domésticos, feras selvagens e tudo o que se arrasta na terra, e todos os homens. Tudo o que respira e tem um sopro de vida sobre a terra pereceu. Assim foram exterminados todos os seres que se encontravam sobre a face da terra, desde os homens até os quadrúpedes, tanto os répteis como as aves dos céus, tudo foi exterminado da terra. Só Noé ficou e o que se encontrava com ele na arca.

Gênesis 7, 17-23

A partir daqui, podemos concluir que o número quarenta está ligado à penitência, castigo, sofrimento, oração, redenção, perdão e mudança. Certo! Como o Cristo não nega o Antigo Testamento, mas vem dar um novo significado afim de completar a obra da salvação, Ele também vestiu a camisa do quarenta:

Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio. Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.

Mateus 4, 1-2

Afim de acompanhar o Cristo no deserto a Igreja veste a mesma camisa, a roxa (penitencial), e enfrenta o deserto com o jejum, penitência e muita oração!

Quando começa e termina Quaresma?

O tempo da Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina antes das Vésperas da Quinta-feira Santa (ou seja, no entardecer).

Por que a Quaresma termina especificamente nesse período?

Porque antes de sofrer a extrema agonia, o Senhor Jesus reúne os apóstolos para a última ceia, institui, Ele mesmo, a Eucaristia e confere aos apóstolos a autoridade e responsabilidade de celebrar o mesmo mistério em memória dEle:

Naquela mesma hora os príncipes dos sacerdotes e os escribas procuraram prendê-lo, mas temeram o povo. Tinham compreendido que se referia a eles ao propor essa parábola. Puseram-se então a observá-lo e mandaram espiões que se disfarçassem em homens de bem, para armar-lhe ciladas e surpreendê-lo no que dizia, a fim de o entregarem à autoridade e ao poder do governador.

Lucas 20, 19-20

O Domingo de Ramos e a Semana Santa

O tempo da Quaresma é um período de jejum e penitência, Jesus passa quarenta dias no deserto para ser tentado pelo demônio e a Igreja, seguindo o Mestre, entra, também, em um período de introspecção, jejum, penitência e muita oração.

Entretanto, a Quaresma é um tempo de preparação para o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor e isso não acontece no deserto. O Domingo de Ramos é o dia em que a Igreja comemora a entrada do Rei montado num filho de jumenta em Jerusalém.

O Domingo de Ramos, ao contrário do que normalmente se entende, não marca o fim da Quaresma, mas o início da semana mais importante de todo o tempo quaresmal e da Liturgia da Igreja: a Semana Santa. É a reta final para a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. E as penitências não terminam, ao contrário, devem ser vividas com mais intensidade.

Fim da Quaresma?

A Sexta-feira Santa é um dia de luto: Jesus está morto. A Quaresma, oficialmente, está terminada. Então quer dizer que não existe mais o jejum quaresmal, o propósito e tudo mais…

Mas pensa bem! Jesus está morto e nesse dia a Igreja impõe severa penitência e abstinência aos fieis: não tem motivo nenhum para comemorar. Na Quinta-feira Santa a Igreja está em festa, mas Sexta-feira está chorando porque seu Senhor está morto.

Por mais que se possa ter ouvido, está errado: na Sexta-feira Santa não há Missa. Sim, aquela celebração não é Missa. Jesus está morto, não pode acontecer a Consagração em lugar nenhum. As Hóstias são consagradas todas na noite anterior, na solenidade. Já na Sexta, chamamos de ato litúrgico, celebração litúrgica. Nunca Missa, porque não é.

No Sábado Santo não é mais Quaresma, mas ainda não é Páscoa: a Páscoa é só a partir da noite, depois da celebração da Missa. Não é Quaresma e não há penitência, mas Jesus continua morto. Logo, não há muito motivo para comemorar, não é mesmo?

Por isso é costume em muitas comunidades e famílias manter o jejum da Quaresma até a noite de Páscoa, porque aí tudo culmina: a alegria e a Ressurreição do Senhor. E a comemoração ganha um sentido completo!

É o tempo de deixar de ser verde!

Que tal colocar em prática aqueles jejuns e penitências que estão sempre na gaveta do “na próxima Quaresma eu vou fazer isso e vencerei aquele pecado!!!”.

É hoje e agora! Nossa equipe preparou ainda dois quizzes para que você possa testar seus conhecimentos sobre esse tempo tão rico que é a Quaresma: um sobre o Tempo da Quaresma e outro sobre as Missas na Quaresma!

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vida em abundância

Deserto

Quaresma e caminhar no deserto