in

Amei!Amei!

O Título de Nossa Senhora das Mercês

O título de Nossa Senhora das Mercês surgiu em 1218 quando São Pedro Nolasco, São Raimundo do Peñafort e o Rei Dom Jaime I da Espanha tiveram o mesmo sonho com a Virgem Maria.

No sonho, ela pedia para que eles fundassem uma Ordem Religiosa com o objetivo de libertar os cristãos escravizados pelos muçulmanos. Esses haviam invadido parte da Península Ibérica. Essa Ordem ficou sendo chamada de Ordem dos Mercedários e muitos doaram sua vida pela libertação dos cristãos.

Mercê é uma palavra do português arcaico que significa favor, graça, benefício, perdão, indulto, llibertação. Assim, Nossa Senhora das Mercês significa que ela veio pra interceder pela libertação da escravidão. Escravidão não só física, como no caso dos cristãos escravizados, mas também libertação da escravidão moral à qual muitos estão submetidos, ficando presos a vícios e pecados que escravizam e tiram a liberdade.

A imagem de Nossa Senhora das Mercês

Na imagem de Nossa Senhora das Mercês, ela apresenta um escapulário branco cobrindo a frente de seu corpo que significa proteção. Um símbolo de todos aqueles que lutam pela libertação da escravidão, seja ela qual for. Na parte de cima do escapulário tem uma cruz circundada de vermelho. Essa cruz nos lembra o sofrimento de Cristo, o seu sangue que nos deu a salvação.

Além do escapulário, a imagem também possui uma corrente que representa o seu desejo da libertação de todo tipo de escravidão.

Por fim, sua imagem possui uma rosa que significa a pureza e a bondade com que devemos agir pela libertação do próximo, sem uso de força, mas com delicadeza, amor e bondade, como age Nossa Mãe.

Oração a Nossa Senhora das Mercês

Mãe querida das Mercês, com a simples confiança de filhos, recorremos a Ti. Vimos aos Teus pés de Rainha e Mãe de misericórdia suplicando o Teu poderoso auxílio. O nosso mundo vive aprisionado em tantas formas de escravidão e opressão.

Nosso tempo não é menos atribulado que aquele em que Tu, compadecida da Terra, inspiraste a fundação de uma ordem religiosa, destinada à redenção dos cativos cristãos. Novas formas de escravidão social, política ou psicológica que derivam, em última instância, da corrupção do pecado surgem a cada dia.

Aqui nos tens, ó Mãe das Mercês, lutando para livrar-nos de tantas cadeias e opressões do nosso mundo. Ajuda-nos com a Tua misericórdia para que possamos recuperar a feliz liberdade dos filhos de Deus. Amém.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andar, correr, voar.

Um santo disse… com São João da Cruz