in

Amei!Amei!

A Devoção à Nossa Senhora de Caravaggio

Nossa Senhora de Caravaggio

A devoção à Nossa Senhora de Caravaggio tem início em maio de 1432. Na cidade de Caravaggio, na Itália, se vivia um período de muitas divisões políticas e religiosas. Então, no dia 26 de maio de 1432, Nossa Senhora apareceu a uma camponesa chamada Giannetta, que era muito maltratada e humilhada pelo marido.

Ela estava colhendo pasto, entre lágrimas e orações, quando, inesperadamente, avistou uma senhora semelhante a uma rainha. A senhora, pois, lhe disse a seguinte mensagem:

Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e venho anunciar a Paz.

Caravaggio, 26 de maio de 1432

Pedidos e Milagres da Virgem

Pediu ademais que o povo voltasse a fazer penitência, jejuar às sextas-feiras e orar na igreja no sábado à tarde, em agradecimento pelos castigos afastados, e que lhe fosse erguida uma capela, que foi denominada Nossa Senhora de Caravaggio.

Ao lado de onde estavam seus pés, brotou uma fonte de água, existente até os dias de hoje, onde muitos doentes recuperam a saúde.

Giannetta levou ao povo e aos governantes a mensagem de Maria, levando a água da fonte sagrada, que resultava em curas extraordinárias, provando, assim, a veracidade da aparição. Um fato ocorrido com uma das pessoas que não acreditou ficou muito famoso.

Um homem chamado Graziano pegou um galho seco, jogou na fonte e disse: “Se é verdade que Nossa Senhora pisou esta terra, enverdeça este ramo”. Assim que quando o galho tocou a água, verdejou-se, cobriu-se de folhas e desabrocharam flores.

Por conseguinte, é costume representar a aparição de Caravaggio com um ramo florido entre a Virgem Maria e Giannetta.

A Devoção no Brasil

A devoção à Nossa Senhora de Caravaggio foi trazida para o Brasil quando, em 1879, no Rio Grande do Sul, foi construído um oratório, que logo se tornou uma capela. A princípio, queriam que fosse dedicada à Nossa Senhora do Loreto, mas por não ter essa imagem, foi emprestado um quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália.

Em 1885, foi feita uma estátua de Nossa Senhora de Caravaggio e foi colocada no altar do Santuário. A imagem foi feita pelo artista plástico conhecido como Stangherlin, em Caxias do Sul/RS. A estátua foi trazida a pé, de Caxias do Sul a Caravaggio.

Em 1890, um templo de alvenaria foi inaugurado; e em 26 de maio de 1921, foi elevado à categoria de “Santuário”. Hoje é conhecido como “Santuário antigo”. Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé padroeira da Diocese de Caxias do Sul.

A construção do atual Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio durou dezoito anos (1945-1963). Imponente, em estilo romano e com capacidade para acolher duas mil pessoas, hoje revela-se pequeno diante da quantidade de devotos que acorrem à Nossa Senhora de Caravaggio.

Oração à Nossa Senhora de Caravaggio

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que jamais se tem ouvido que deixásseis de socorrer e consolar a quem vos invocou, implorando a vossa proteção e assistência.

Assim, pois, animado com igual confiança, como à Mãe Amantíssima, ó Virgem das Virgens, a Vós recorro, de Vós me valho, gemendo sob o peso de meus pecados, humildemente, me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Virgem de Caravaggio, mas dignai-vos de as ouvir propiciamente e de me alcançar a graça que Vos peço. Amém!

Você sabe rezar o Santo Terço?

Clique AQUI e veja como colocar essa santa devoção no seu dia a dia.

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Lugar deserto

Introdução à Vida Missionária #02

Bíblia e missão

Inspirações Bíblicas Missionárias #01