in

A Devoção à Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes

A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes iniciou-se no tempo das Cruzadas. A saber, nessa época, atravessava-se o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina para proteger os peregrinos e os lugares santos dos infiéis.

Contudo, antes das travessias, os navegantes participavam da Santa Missa pedindo proteção à Nossa Senhora dos Navegantes, para poderem ter mais coragem de enfrentar o mar e suas tempestades.

Difusão da Devoção

No entanto, ela começou a ser mais difundida com as grandes navegações de Portugal e Espanha na época do descobrimento do continente americano. Ao passo que quase todos os barcos traziam uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes entalhada na proa, com uma lâmpada de fogo.

A Estrela do Mar

Ela também é chamada de Estrela do Mar, pois era muito comum que os marinheiros se orientassem pelo sol durante o dia e pelas estrelas durante a noite. Dessa forma, a Virgem Maria, “Estrela do Mar”, tornou-se a Senhora dos Navegantes, que por ela se orientavam nas “noites escuras” das suas viagens.

A Devoção no Brasil

No Brasil, de fato, temos várias comunidades paroquiais e muitas cidades que têm Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira. A maioria delas, cidades litorâneas: Fortaleza no Ceará, Penedo em Alagoas, Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Santos e Cananéia no litoral de São Paulo.

Principalmente em Santa Catarina, há várias cidades que mantêm a devoção com Igrejas ou capelas dedicadas à Senhora dos Navegantes, sendo a principal delas a cidade de Navegantes, onde está o santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora dos Navegantes.

Oração à Nossa Senhora dos Navegantes

Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Santíssima filha de Deus, Criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens.

Que ventos, tempestades, raios ou ressacas não perturbem a minha embarcação e que nenhuma criatura, nem incidentes imprevistos, causem alteração e atraso na minha viagem, ou me desviem da rota traçada.

Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.

Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com vossa proteção e a benção de vosso Filho Jesus, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Amém.

Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Quiz Nossa Senhora de Fátima 2

QUIZ: Nossa Senhora de Fátima #02

semente e mudança

Sobre sementes, árvores, leões e vida…