in

AprendiAprendi Amei!Amei!

A Invocação de Nossa Senhora das Vitórias

Diferentemente do título de Nossa Senhora da Vitória, que teve origem em Portugal, o título de Nossa Senhora das Vitórias se originou na França.

O Nascimento da Invocação

Em 1627, a cidade portuária francesa de La Rochelle se tornou um grande reduto protestante. Porquanto, o rei Luís XIII, que era católico, e seu ministro, o Cardeal Richelieu, reuniram um exército e fizeram um cerco a essa cidade para acabar com a onda anticatólica que a dominava.

No entanto, os protestantes eram apoiados pela Inglaterra, o que tornaria a vitória bastante difícil. Assim, o Rei pediu à sua esposa, a Rainha Ana da Áustria, para motivar os católicos a fazerem orações públicas. Dessa forma, em todas as igrejas de Paris, o povo se reuniu pedindo a vitória da fé católica.

Sob a liderança do Arcebispo de Paris, juntamente com todo o clero, o povo católico começou a rezar o terço pedindo a Intercessão de Nossa Senhora a fim de derrotar os protestantes. Além disso, os capelães do exército também fizeram um grande movimento de orações no meio dos soldados.

A Grande Vitória e as Graças

Quando Rei achou que era o momento oportuno, avançou, e seus oponentes, surpreendentemente, se renderam. Em agradecimento a essa vitória, ele lançou em Paris a pedra fundamental da Igreja Nossa Senhora das Vitórias.

A partir daí foram alcançadas inúmeras graças como a gravidez da Rainha Ana da Áustria. Ela já estava casada com o rei há mais de 23 anos e, contudo, não conseguia engravidar. Em gratidão, o rei Luís XIII publicou um edito de gratidão consagrando toda a família real e toda França à Nossa Senhora. Isso ficou conhecido como o Voto de Luís XIII e até hoje é comemorado nas paróquias da França.

Atualmente, a Igreja de Nossa Senhora das Vitórias em Paris não apenas é quase toda coberta por materiais que simbolizam alguma graça alcançada, como também na fachada foi gravada uma inscrição que diz:

Tantas vitórias que lhe vieram do Céu, especialmente d’Aquela que arrasou a heresia.

Oração a Nossa Senhora das Vitórias

Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora das Vitórias, filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador, tabernáculo do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa imagem, para consagrar-me inteiramente a vós.

Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e que sou para oferecer ao vosso filho por vossas mãos de mãe. Sou todo vosso, ó Maria.

Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé católica, traindo a Jesus. Conservai-me na graça de vosso divino filho. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora das Vitórias, aceitai-me como filho(a) e guardai-me sob o vosso manto protetor. Amém!

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

homem ajoelhado

Levanta-te, de joelhos, diante do Senhor!

Dias Cinzentos

Dias cinzentos…