in

A Tibieza e o Fogo do Alto

A tibieza é a mornidão e esfriamento da alma, e só pode ser combatida no bom combate do Espírito Santo!

A Palavra de Deus é perfeita e sempre se encaixa perfeitamente em todos os momentos da nossa vida. Ela é a alegria na nossa alegria, a força na nossa fraqueza, o conforto na nossa tristeza, o sustento nos momentos de provação. E é também a exortação nos momentos de tibieza.

Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te.

Apocalipse 3, 15-16

Muitos de nós estamos justamente nessa situação de mornidão. Não estamos nem quentes nem frios, mas mornos. E o que o Senhor faz com os mornos é vomitar. A tibieza se instala em nossos corações como um vírus e vai corroendo até conseguir gravar em nós o desânimo, o desinteresse, a falta de vontade de lutar, de viver, de estar com Deus.

Uma Lenda

Conta-se que há muito tempo houve uma grande feira onde todos poderiam expor seus produtos e ferramentas para a venda. O demônio resolveu montar sua barraquinha também, mas apresentou apenas uma ferramenta: o desânimo. Intrigados com aquilo, foram questioná-lo, no que ele respondeu: “Essa é a única ferramenta que eu preciso. Com ela, eu faço com que o cristão reze menos; rezando menos, ele vai pecar mais; pecando mais, ele se afasta mais ainda de Deus; se afastando mais ainda de Deus, ele reza menos ainda e peca muito mais. Até chegar ao completo afastamento de Deus e a uma vida sem oração. Assim, eu o tenho para mim.”

A tibieza nos atira diretamente no caminho que leva à perdição, ao inferno. Essa é a única arma que o diabo precisa para ganhar a nossa alma.

Contudo, sabendo de nossa fraqueza e da nossa natureza pecadora e limitada, o Senhor nos enviou o seu Espírito Santo, o Fogo que vem do Alto, para aquecer e manter nossos corações aquecidos, quentes, incandescentes. É Ele, o Espírito Santo, que nos leva a vencer toda a tibieza, todo o desânimo, e a destruir essa arma diabólica que nos afasta do Caminho e nos atira no abismo da perdição eterna.

Refletindo

Portanto, meu irmão, se hoje você está morno, a primeira coisa a discernir é: estou morno porque estou esfriando ou estou morno porque estou esquentando? Se for por estar esfriando, implore pelo Fogo do Céu e peça insistentemente o Batismo no Espírito Santo para que seu coração volte a se aquecer e você seja um homem de fogo! Agora, se você está esquentando, redobre suas orações e súplicas, e abra mais espaço para que o Espírito Santo te aqueça e te faça ter um coração incandescente!

E, seja como for, peça insistentemente, a todo tempo, em todo lugar, com todas as tuas forças, com toda a tua alma e teu coração: Vem, Espírito Criador! Visita a minha alma! E enche o meu coração da tua presença! Aquece-me, Senhor!

De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos 2, 2-4

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estou cansado…

O que são apoftegmas?