in

Amei!Amei! AprendiAprendi

Introdução à Vida Missionária #01

Início gostoso de conversa

Que tal um início gostoso de conversa sobre Missões?!

Pensa comigo, para um início gostoso de conversa: à mesa de casa, sentam-se os familiares e os amigos. Afinal, sempre são os mais chegados que ficam por ali, rodeando-nos uns aos outros. E sempre ali, em torno à mesa, partilham-se boas conversas e gostosos sabores.

Olha, sinceramente, seria tão bom se pudéssemos sentar à mesa e pudéssemos conversar sobre alguém especial que quis sentar-se à mesa conosco e criar intimidade. Sabemos que Ele fez mais: Nosso Senhor Jesus Cristo tornou-se alimento servido a todos… alí, à mesa.

Veja bem o que eu disse: Ele quis sentar-se conosco e quis ser alimento de todos! Ele quis assim! E pediu-nos para ajudá-Lo para que todos o conhecessem e saboreassem de Sua Presença.

O gosto gostoso do testemunho dos Santos Evangelhos

Ali nas Sagradas Escrituras, ou melhor, mais precisamente nos Evangelhos, encontramos os relatos sobre a Encarnação, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os detalhes, os episódios, os encontros, os feitos, as palavras que mais impressionaram a memória dos primeiros discípulos e que foram registradas para a posteridade a fim de que, quem desejasse conhecê-Lo e conhecer sobre Ele, bastava que lessem aquelas linhas e experimentassem a Sua graça atuante.

Bem, e ali no finalzinho dos Evangelhos Sinóticos, vemos relatado que, após a Ressurreição e antes de sua Ascensão, Nosso Senhor apareceu aos seus discípulos e comunicou-lhes uma grande tarefa… transmitiu-lhes uma grande responsabilidade… enviou-lhes em missão!

Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Mateus 28,19

Este é, para nós que cremos, um mandamento… o Mandamento Missionário! Somos, desde então, como Igreja, enviados por Nosso Senhor ao mundo para dar testemunho d’Ele por toda a parte, para ajudar as pessoas a conhecê-Lo e amá-Lo e viver seus ensinamentos! Esta é uma grande missão!

O gosto entusiasmado dos Santos Padres

De fato, o Papa Bento XVI falou-nos quando veio ao Brasil por ocasião da Conferência de Aparecida:

A missão é uma tarefa da qual ninguém pode se escusar, pois nada é mais bonito do que conhecer Cristo e torná-Lo conhecido para os outros.

Papa Bento XVI, Ângelus em Aparecida, em 13 de maio de 2007

Mais recentemente, o Papa Francisco fala desta da missão e de uma alegria missionária que atrai:

Missão por ‘atração’ e não proselitismo. Com o testemunho de uma vida cheia de alegria e esperança, renovada e sustentada pelo Espírito do Ressuscitado; com uma proximidade ‘samaritana’ que faz o primeiro passo ao encontro do outro, se envolve com a sua vida, acompanha, dá frutos de bem e festeja.

Evangelii Gaudium 24

O gosto apaixonante de anunciar

E é para conhecermos mais sobre missão e nos animar nela que estamos iniciando este caminho de formação missionária, através de textos postados aqui no Blog semanalmente.

Espero que você nos acompanhe, que você goste, que você entenda do valor quase que unitário entre ter fé em Jesus Cristo e testemunhá-lo! Sim, sim, é impossível dizer-se cristão e não testemunhá-lo… porquanto é ilógico crer no Senhor e não torná-Lo conhecido.

Mas olhe, este caminho é feito juntos. É como um sentar-se à mesa entre irmãos, entre amigos, numa conversa gostosa. Mas não é apenas entre nós: em primeiro lugar alguém torna-se missionário porque, antes, foi alcançado pela graça do Senhor.

Sim, sim… temos que sentar-se à mesa com Ele! É assim, somente assim, alimentando-se do convívio com Ele, em oração, buscando intimidade e configuração com Ele, como discípulos apaixonados, é que seremos enviados depois, como missionários apaixonados!

Pe. Daniel Rocchetti, SAC

Escrito por Pe. Daniel Rocchetti, SAC

Sacerdote palotino (Sociedade do Apostolado Católico) assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Nossa Senhora da Rosa Mística

Nossa Senhora da Rosa Mística

Competir

Sobre ganhar, perder, competir, ser feliz…