in

Origem e Significado das Sagradas Cinzas

Fotografia por Ahna Ziegler em Unsplash

A Quarta-feira de Cinzas dá início à Quaresma, que é o período de quarenta dias em preparação à Páscoa, durante os quais somos convidados à conversão. Assim como a Sexta-feira Santa, a Quarta-feira de Cinzas é um dos principais dias da Quaresma a ser dedicado ao jejum e à abstinência de carnes.

Origem da celebração

Segundo a antiga praxe, o Sacramento da Penitência era público e constituía, de fato, o rito que dava início ao caminho de penitência dos fiéis que seriam absolvidos na celebração da manhã da Quinta-feira Santa.

Mais tarde o gesto da imposição das Cinzas – obtidas queimando os ramos de oliveiras bentos no Domingo de Ramos do ano anterior – estendeu-se a todos os fiéis e foi colocado dentro da celebração da Missa, no final da homilia.

A fórmula que acompanha a imposição das Cinzas desde o início é:

Recorda-te que és pó e em pó te hás de tornar!

Gênesis 3, 19

Hoje, usa-se também a fórmula:

Convertei-vos e crede no Evangelho.

O significado bíblico das Cinzas

As Cinzas Sagradas que são colocadas na fronte estão presentes no texto bíblico várias vezes e assumem um significado duplo. Antes de tudo indica a frágil condição do homem diante do Senhor, como evidencia Abraão que fala a Deus no Gênesis:

Abraão prosseguiu e disse: ‘Sou bem atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza’.

Gênesis 18, 27

Jó também sublinha o profundo limite da própria existência:

Arremessam-me ao lodo e eu me confundo com a poeira e a cinza.

Jó 30 ,19

As cinzas são um sinal concreto de quem se arrependeu e com o coração renovado retoma o próprio caminho para o Senhor. Pode-se ler no Livro de Jonas, no qual o rei de Nínive, ao receber a notícia da conversão do seu povo, senta-se sobre as cinzas. E no de Judite, no qual os habitantes de Jerusalém que querem rezar a Deus para que os liberte, espalham em suas frontes as cinzas sagradas.

A Quarta-feira de Cinzas não é dia de preceito. Não se é obrigado a ir à Missa. Mas é amplamente recomendado que, ao iniciar o grande tempo de preparação para a maior Solenidade da Igreja Católica, o fiel cristão participe do Sacrifício da Missa e receba as Sagradas Cinzas em sua fronte, como sinal de penitência e conversão.

Fonte: https://www.vaticannews.va/

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

A História de Nossa Senhora da Alegria

Nossa Senhora dos Remédios

A Devoção à Nossa Senhora dos Remédios