in

AprendiAprendi Amei!Amei!

Virtude, Teologia do Corpo e a declaração da Independência do Pecado

Hoje, dia 7 de setembro, é um dia especial. Certamente é o dia em que, mais uma vez, temos a oportunidade de decidir por Deus. De fato, em sua bondade infinita, Deus chama você a mudar de vida completamente, a adotar novos hábitos – bons hábitos – e a ter uma vida de oração mais firme e intensa.

Entretanto, é difícil caminhar sem ter uma direção definida; por isso, estamos escrevendo esse texto: pra te ajudar a mirar o Céu. Vamos juntos!

A virtude

Como você já percebeu, existem tendências que te levam a cair sempre nos mesmos pecados, constante e repetidamente. Apesar de você se arrepender todas as vezes, e até confessar, acaba voltando naquele pecado e caindo nele de novo e de novo.

Nesse sentido, chamamos vício. E todo vício é um hábito: uma atitude constante e firme de praticar alguma coisa. E, decerto, é um hábito mau. O vício é sempre um hábito ruim, algo que precisa ser mudado; contudo, não será se não houver estratégia.

E a virtude é o contrário do vício, porque a virtude é um hábito bom: uma atitude constante e firme voltada para o bem. E na dinâmica da vida de santidade, a virtude é:

“uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende ao bem, procura-o e escolhe-o na prática.”

Catecismo da Igreja Católica, 1803

E, dentre as virtudes, temos as cardeais e as teologais, que trabalhamos na Oficina de Santidade no Telegram, em diversas apostilas.

Hoje, semelhantemente, vamos rever a importância das virtudes na luta pela santidade e na Teologia do Corpo de São João Paulo II.

Decisão e declaração

Para conquistar a santidade, primordialmente, é preciso mais que o desejo, mais que a ideia, mais que o sonho: é preciso decidir, agir. E a decisão acontece no coração, diante de Deus. Sempre. Não existe, portanto, santo que não reza e que não tenha intimidade com Deus.

E, a saber, o lema de vida do Tenda do Senhor é o mesmo da Regra de São Bento, o famoso Ora et Labora (Ora e Trabalha). Essa dimensão de regrar a vida em oração e trabalho se encaixa perfeitamente aqui: a partir da oração, ação.

E, para vencer o pecado, é preciso, acima de tudo, tornar pública e manifesta a luta contra ele! É preciso declarar. Declare:

Hoje, eu, SEU NOME, declaro a minha independência do pecado por Amor a Cristo, meu Senhor. E vou seguir o exemplo da minha Mãe, Maria Santíssima, e dos santos, meus irmãos.

Virtude: independência do Pecado

A partir de agora, é hora de assumir as virtudes necessárias para lutar contra o pecado que te aflige!

Adotar novos hábitos não é uma tarefa fácil, é uma missão santificante e santa. Em conclusão, é a obediência ao chamado de Cristo, que diz:

“Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.”

Mateus 16,24

Não é fácil e Cristo não disse que seria. Ele disse que estaria conosco! A fim de te auxiliar na jornada, temos várias apostilas sobre as virtudes no nosso canal do Telegram. Ao identificar os vícios que você precisa combater, o próximo passo é saber qual virtude combate o mesmo. Caso tenha alguma dúvida específica, pode entrar em contato conosco através do nosso grupo aberto no WhatsApp.

Vida virtuosa e a Teologia do Corpo

Além da vida na virtude, há a Teologia do Corpo de São João Paulo II que, diferente do que parece, não é uma teologia voltada para o sexo. E para tratar desse assunto, teremos um bate-papo com a Tatiana e o Ronaldo, casal que participa da Pastoral da Família na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Como prometemos no Instagram, preparamos um quiz pra você ficar por dentro do assunto que vamos tratar! E a única questão fica no ar, é: vai gabaritar?

Escrito por João Guilherme Ferreira

Membro da equipe apaixonado por Virtudes, Temperamentos, cerveja e pizza.

O que você acha?

Um Comentário

Deixe uma Resposta
  1. Oie, que legal que encontrei o seu site. Já adicionei o seu
    site aos meus favoritos, assim consigo voltar mais vezes
    para ver as novidades. Obrigada, beijos até a proxima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vida Virtuosa e a Teologia do Corpo

QUIZ: Virtudes e Teologia do Corpo

Nossa Senhora da Natividade

A Devoção à Nossa Senhora da Natividade