“O Senhor se entretinha com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo” (Ex 33, 11a)
Nossa Espiritualidade Fundadora
Se você acompanha a Missão Tenda do Senhor há pouco tempo, prazer! Esta é a nossa passagem fundadora, pois foi-nos inspirada em nossa primeira reunião, mostrando Moisés encontrando-se com o Senhor em sua Tenda, em oração. Por isso TENDA DO SENHOR.
Caso esteja mais familiarizado com nossa história de evangelização, provavelmente já nos viu falar sobre este versículo diversas vezes, pois reflete nossa espiritualidade e nosso Carisma. Este pequeno trecho da Sagrada Escritura traduz e, de certa forma, sintetiza nossa caminhada e busca do encontro com o Senhor.
A Jornada de Moisés: Do Medo à Intimidade
Entretanto, assim como em nossa caminhada e vida de oração, a intimidade de Moisés com Deus não se deu assim, de uma hora para outra. No início de seu relacionamento, Moisés “escondeu seu rosto, e não ousava olhar para Deus” (cf. Ex 3, 6).
O próprio Catecismo, no parágrafo 2575, nos ensina que Moisés aprende a orar. Ele aprende isso através da prática, do relacionamento diário.
Como Desenvolver Intimidade com Deus
Neste sentido, podemos comparar com um relacionamento humano, em que conhecemos o outro e nos damos a conhecer através do tempo investido neste relacionamento. Nosso relacionamento com Deus se desenvolverá à medida em que investirmos tempo, e tempo de qualidade, em nos comunicarmos com Ele.
Passos Práticos para Aprender a Orar
Para que nós também possamos aprender a orar, precisamos seguir o exemplo de Moisés:
1. Investir Tempo de Qualidade
Não apenas tempo cronológico, mas momentos dedicados exclusivamente ao encontro com Deus.
2. Cultivar a Sinceridade
Colocar todo o nosso coração, sem máscaras, diante de Deus. Aliás, se Ele tudo vê, de que adiantaria ficarmos tentando nos esconder durante a oração? Maquiar nossos sentimentos?
Mais vale se colocar diante do Senhor com o coração totalmente entregue, mesmo nos momentos difíceis.
3. A Revelação Dupla na Oração
Ao longo do tempo e dos acontecimentos descritos no livro do Êxodo, Moisés vai aprendendo a orar, descobrindo como os encontros com Deus poderiam ser mais “produtivos”. Ele vai retirando o véu que cobria seu rosto ao mesmo tempo em que contempla Deus, descobrindo seu rosto.
Uma via de revelação dupla, onde contemplava a Deus e “revelava-se” a Ele.
O Convite à Intimidade Divina
Nesta mesma pegada, também nós só podemos nos encontrar com o Senhor face a face e falar com ele como falamos com um amigo, à medida em que nos colocamos frequentemente, e de maneira integral, em Sua presença.
Precisamos desenvolver essa intimidade, para que nosso relacionamento seja mais profundo e de confiança.
Uma Palavra de Esperança
Que essa pequena reflexão seja um incentivo para que você saiba que ter essa intimidade com nosso Deus é não apenas possível, mas é a Sua vontade, pois Ele é o primeiro a nos chamar na sarça ardente.