in

AprendiAprendi Amei!Amei!

Crer, Adorar, Esperar, Amar

Quando falamos das orações jaculatórias, tenho uma predileta. E gostaria de traçar algumas linhas sobre cada verbo da primeira parte dela e algumas outras linhas sobre a segunda e última parte.

Quando falamos das orações jaculatórias, tenho uma predileta. E gostaria de traçar algumas linhas sobre cada verbo da primeira parte dela e algumas outras linhas sobre a segunda e última parte.

Crer

Crer em Deus. No Deus Criador do Céu e da Terra. Crer no Deus Salvador dos homens. No Deus Santificador de toda a criação. Ao nos prostrarmos diante do Mestre Eucarístico, que se esconde num pequeno pedaço de pão aos olhos humanos, podemos vê-Lo com os olhos da fé: é Ele! Ecce Homo! Por isso, ao rezarmos que cremos no Deus Onipotente, rezamos que cremos que esse Deus tem poder para mudar as nossas vidas e nos fazer caminhar com mais segurança nos caminhos da vida.

Adorar

A Palavra nos diz que os olhos do Pai buscam adoradores (João 4, 23), adoradores que O adorem em espírito e verdade. Hoje, podemos adorar não apenas em espírito e verdade, mas podemos adorar o nosso Deus que se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Sacrossanta Eucaristia. Podemos nos aproximar fisicamente do Mestre e ali gastarmos tempo na sua presença.

Quanto mais tempo gastarmos na presença de Deus, mais abençoados seremos.

Dom Bosco

Esperar

Nossa esperança só pode estar em Deus, pois aquele que espera em Deus não será decepcionado nem confundido. Ele é nossa certeza de vitória e por isso devemos por nossa esperança nEle, que é nossa única esperança. A Mãe, aos pés da cruz, rasgada pela dor, manteve-se de pé, pois sua esperança estava em Deus e em suas promessas. Diante dos problemas da vida, por piores que sejam e por maiores que parecem, basta esperar no Senhor, que tudo pode. A Mãe deu o exemplo, basta segui-lo.

Amar

Esse é um verbo desgastado nos dias de hoje. Todo mundo ama todo mundo, todo mundo ama tudo, e amar tornou-se um simples sentimento, algo bom que sentimos por alguém e que queremos sentir de alguém ou alguéns por nós. Amar é uma decisão, não um sentimento! Eu me decido por amar a Deus de todo o meu coração, com toda a minha alma, com todas as minhas forças (Deuteronômio 6, 5s) pois é assim que Ele me ama, de forma plena, sem esperar nada em troca. Seu amor é tão pleno, que não apenas terminou numa cruz, mas inaugurou na Cruz uma vida nova para cada um de nós, finalizando com a ressurreição do Senhor.

Converter-se

A segunda parte dessa jaculatória traz um verbo oculto, mas importantíssimo: converter-se. Sim. Ao rezarmos ao Mestre Eucarístico pedindo o perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não O amam, estamos nos juntando à oração de Jesus na Cruz, quando rogou ao Pai que perdoasse seus algozes e aqueles que O condenavam porque não sabiam o que estavam fazendo (Lucas 23, 34). E oramos não apenas pela conversão dos outros pecadores, mas também pela nossa conversão pessoal, pecadores miseráveis e pobres que somos, pois inúmeras vezes também não cremos, não adoramos, não esperamos em Deus nem O amamos.

Orar é se colocar à disposição de Deus para que Ele faça o melhor para nós e em nós. Quando nossas orações não são atendidas, provavelmente estamos sendo egoístas na oração, orando apenas por nós e pelas nossas necessidades e intenções. E essa jaculatória nos tira de nós mesmos e nos leva em direção a Deus e ao outro, fazendo com que o coração de Deus seja sensibilizado e, rasgado, se derrame em amor sobre nós.

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam.

Oração ensinada pelo Anjo de Portugal aos Pastorinhos de Fátima

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que são apoftegmas?

vida brotando no deserto

Ditos de Santo Antão #1