Apoftegmas

Já ouviu falar em apoftegmas? Essa página é dedicada à divulgação dos ditos dos padres do deserto, eremitas dos primeiros séculos do cristianismo. Grandes atletas da ascese, grandes místicos, servos de Deus.

A sabedoria popular nos diz que “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”. E é com base nessa sabedoria e na necessidade que temos de seguir grandes exemplos, que a Tenda do Senhor quer partilhar um pouco da vida exemplar dos Padres do Deserto. Esses homens largavam tudo e passavam a vida se dedicando ao trabalho e à oração.

São Bento, um dos maiores expoentes dentre os Padres, eternizou esse estilo de vida em sua Regra, quando deixa registrado o “Ora et Labora”, que é a base pro que conhecemos como Vida Ascética e Mística. Fazer do trabalho uma oração e da oração, um trabalho de louvor e adoração.

Através de algumas passagens das vidas desses santos homens, percorreremos um itinerário bom e seguro que nos ajudará na nossa santificação pessoal e comunitária. Afinal, se o exemplo arrasta, que tal sermos convencidos pelas palavras desses homens de Deus e arrastados para o Céu?

Vamos juntos nessa aventura de treinamento de santidade? Pronto para viajar conosco até os primeiros séculos da Era Cristã?

Apoftegmas

O que são apoftegmas?

Os Apoftegmas nos transferem para o Egito ou, mais raramente, para o próximo Oriente (península do Sinai, Palestina) dos séculos IV/V. É então aí que começa a florescer o modo de vida cristã que é o Monaquismo: cristãos das cidades se retiravam para o deserto, onde passavam a residir a sós ou em comunidade (cenóbio), a fim de ser entregarem totalmente a Deus, orando e purificando-se dos vícios com mais desimpedimento.

close

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Rolar para cima