Imagem retirada de Google Imagens, editada por Tenda do Senhor.
in

Amei!Amei! AprendiAprendi ChoreiChorei OMGOMG EITAEITA

Beato Carlo Acutis – O Ciberapóstolo da Eucaristia

Nascido no dia 03 de maio de 1991, em Londres, viveu em Milão e faleceu inesperadamente de uma leucemia fulminante aos 15 anos, no dia 12 de outubro de 2006. O Ciberapóstolo da Eucaristia, Beato Carlo Acutis foi, acima de tudo, um jovem normal, com hábitos semelhantes ao seus pares. Amava estudar, jogar futebol e videogame e estar com os outros. E era certamente um gênio na informática.

Um Menino Original

Uma das frases mais famosas do Beato Carlo Acutis é:

Todos nascemos originais, mas muitos morrem como fotocópias.

O Ciberapóstolo da Eucaristia, desde muito cedo, viveu essa originalidade. Recebeu sua Primeira Comunhão aos 7 anos de idade e, desde então, buscava estar com Jesus, seu melhor amigo, sempre que podia. Foi Crismado aos 12 anos e, nessa época, Carlo frequentava à Missa diariamente e se confessava semanalmente.

Fez da Eucaristia um dos pilares da sua vida espiritual. O outro pilar era sua devoção mariana. Nossa Senhora foi a única mulher da sua vida, conforme ele mesmo disse pouco tempo antes de falecer.

A Virgem Maria foi a única mulher da minha vida.

Era um menino alegre e comunicativo. Aliás, seu sorriso era tão marcante que muitos dos testemunhos daqueles que conviveram com ele o menciona. Hoje em dia, igualmente, muitos que o conhecem apenas por fotografias ou vídeos sempre se referem ao sorriso do Beato Carlo Acutis.

Gênio da Informática

Tinha uma vocação especial e uma inteligência fora do comum para informática. Desde muito novo, portanto, estudava o assunto e lia livros usados tanto na graduação quanto na pós-graduação de computação. Sua genialidade o fazia se destacar entre seus amigos, a quem Carlo sempre ajudava quando o assunto era tecnologia.

Aliás, ajudar o outro estava no DNA do Ciberapóstolo da Eucaristia. À noite, junto com seus pais, saía pelas ruas de Milão para distribuir cobertores e refeições quentes aos desabrigados. E sempre levava, também, o consolo e o conforto espiritual da parte de Deus.

Sua genialidade em informática e principalmente seu amor por Jesus Eucarístico o fizeram pesquisar e criar uma enorme exposição sobre os Milagres Eucarísticos espalhados pelo mundo. Ele sentia a necessidade de compartilhar com todos a alegria de um encontro concreto com Jesus, e Jesus Eucarístico.

Não eu, mas Deus!

O Beato Carlo Acutis nunca buscava seus interesses, mas queria apenas que todos entendessem e vivessem o grande amor que Deus tem pelos seus filhos. Sempre falava com todos e fazia questão de falar da Santa Missa, convidando a todos, pois dizia:

Quanto mais frequente for a nossa recepção da Eucaristia, mais seremos como Jesus. E nesta terra poderemos antecipar o Céu.

Em tudo, o Anjo da Juventude buscou viver as Virtudes em grau extremo. Ao perceber, por exemplo, que comia além do que precisava, reduziu sua alimentação a apenas o necessário. Passava um bom tempo antes e depois da Missa em adoração a Jesus Sacramentado. Suas virtudes o precediam e hoje seu exemplo arrasta milhões ao redor do mundo.

Se você quiser saber mais sobre Virtudes, temos um curso completo em várias apostilas. Basta registrar seu e-mail para receber todas em um ou dois minutos.

[mc4wp_form id=”313″]

Doença e Morte

Poucos meses depois de completar 15 anos, o Beato Carlo Acutis adoeceu. Levou alguns dias para descobrirem do que ele realmente sofria. Ele foi acometido por uma leucemia fulminante. Desde os primeiros sintomas até sua morte passaram minguados 10 dias.

Mas o Ciberapóstolo da Eucaristia nunca desanimou e terminou sua vida da forma mais santa possível:

Ofereço todos os sofrimentos desta minha partida ao Senhor pelo Papa e pela Igreja, para não ir ao Purgatório e ir direto ao céu.

Minimizava sempre a sua situação e respondia a todos os que perguntava como ele se sentia:

Há pessoas que sofrem muito mais do que eu.

Ao amanhecer do dia 12 de outubro de 2006, o jovem Carlo Acutis entrega sua alma ao seu melhor amigo, Jesus Cristo. Mediante autorização, seu corpo é levado para o seu quarto na casa de seus pais e, por quatro dias, fica exposto para que seus familiares e amigos pudessem se despedir.

Nesse tempo, seu corpo exalava um odor de lírios, que na tradição da Fé Católica, representa a pureza. Ele mesmo falou já no hospital:

Eu estou feliz de morrer, porque vivi a minha vida sem perder nenhum minuto em coisas que não agradam a Deus.

Beatificação

Após quase 13 anos enterrado, seu corpo foi exumado em janeiro de 2019 e foi descoberto inteiro, ou incorrupto, como usado na linguagem própria. Não estava intacto, mas inteiro. Foi levado, então, para o Santuário do Despojamento em Assis, onde seu túmulo encontra-se nos dias de hoje.

Apenas 14 anos após a sua morte, o jovem londrino, amigo de Jesus Eucarístico, conhecido como o Anjo da Juventude e o Ciberapóstolo da Eucaristia, será beatificado em Assis. Sua memória litúrgica é celebrada no dia 12 de outubro.

O Beato Carlo Acutis é um exemplo para o mundo de hoje, especialmente para nossos jovens. É possível ser gamer, gostar de futebol, curtir os amigos e, ao mesmo tempo, ser santo.

Seu corpo, ao ser exposto para veneração, ratificava o pedido de São João Paulo II, de que a Igreja e o mundo precisam de santos de calça jeans. O Beato Carlo Acutis trajava tênis, calça jeans e um casaco de moletom. A simplicidade do santo na perfeição da santidade de Deus.

Oração ao Beato Carlo Acutis

Ó Pai, que nos destes o testemunho apaixonado do jovem Beato Carlo Acutis, que fez da Eucaristia o centro de sua vida e a força de seu empenho diário para que outros Te amem acima de qualquer coisa, faça com que possa ser em breve considerado um dos Santos de Tua Igreja.

Confirma minha Fé, alimenta minha Esperança, revigora minha Caridade à imagem do jovem Carlo que, ao crescer com estas virtudes, agora vive perto de Ti. Conceda a graça que tanto desejo (pedir a graça).

Confio em Ti , Pai, e em Teu amadíssimo Filho Jesus, na Virgem Maria, nossa doce Mãe, e na intercessão do Beato Carlo Acutis. Amém.

Segredos do Beato Carlo Acutis

O Beato Carlo Acutis nos deixou 8 segredos especiais para alcançarmos a santidade de forma rápida. Quer conhecer esses segredos?

Segredos do Beato Carlo Acutis

Escrito por André Butzke

O que você acha?

59 Points
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Santos Anjos da Guarda

Os Santos Anjos da Guarda

Novena São João Paulo II

Novena a São João Paulo II