in

Amei!Amei!

Os Santos Anjos da Guarda

Imagem de Instituto Hesed editada por Tenda do Senhor

Os Santos Anjos da Guarda são nossos melhores amigos e, portanto, têm a missão de nos ajudar a ser santos e nos levar ao Céu.

Quem são os Anjos

A existência dos Santos Anjos é uma verdade de Fé e, assim, nós Católicos cremos. A Sagrada Escritura, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, traz base sólida para essa Doutrina. O Catecismo da Igreja Católica ensina (cf. 328-352):

Os Anjos são criaturas imortais, não deuses, criados por Deus e para o serviço de Deus. São criaturas meramente espirituais, ou seja, eles não têm um corpo físico. Assim, são invisíveis. Contudo, quando se faz necessário para o cumprimento da vontade de Deus, eles se revestem de um corpo visível.

Por serem imortais, vivem na esfera da eternidade e, conforme a vontade de Deus, podem atuar no tempo em favor dos homens. São seres pessoais dotados de inteligência, sabedoria, vontade própria, liberdade, personalidade e individualidade. Dessa forma, não há um Anjo igual a outro. Cada Anjo é único.

Contemplam permanentemente a face de Deus e agem como seus mensageiros, de acordo com a sua vontade. Aliás, a palavra “Anjo” significa exatamente isso: “Mensageiro”. Os Santos Anjos ajudam os homens principalmente em vista da Salvação. Guardam e protegem o ser humano para leva-los, então, à Salvação eterna.

Santo Agostinho, Doutor da Igreja, diz:

Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro).

Santo Agostinho, Enarratio in Psalmum, 103, 1, 15: CCL 40, 1488 (PL 37, 1348-1349).

Os Anjos da Guarda

Cada fiel tem ao seu lado um Anjo como protetor e pastor, para o conduzir à vida.

São Basílio Magno

Os Santos Anjos têm por missão principal proteger e conduzir o ser humano à Vida Eterna. Claro que, se for para a salvação do homem, seu Santo Anjo da Guarda o livrará de perigos e de tormentos terrenos. Mas, isso não é condição sine qua non. Certos sofrimentos servem para o crescimento e até mesmo para a salvação de muitas almas.

Os Anjos são todos espíritos a serviço de Deus, enviados a fim de exercerem um ministério a favor daqueles que hão de herdar a Salvação!

Hebreus 1,14

A presença dos Santos Anjos da Guarda protegendo e cuidando da Salvação do ser humano é um testemunho radical da bondade divina e de seu amor para com a humanidade. Deus ama o homem com amor infinito. Os Anjos também amam com esse amor de Deus e querem a salvação do homem.

É necessário compreender que a Salvação Eterna é o maior bem que qualquer pessoa pode receber. Não há bem maior. E é principalmente para isto que os Santos Anjos da Guarda atuam em favor dos homens.

Meu Melhor Amigo

O Beato Carlo Acutis ensina que devemos fazer do nosso Anjo da Guarda o nosso melhor amigo. Ele nos diz:

Peça ao seu Anjo da Guarda para ajudá-lo continuamente, de modo que ele se torne o seu melhor amigo.

Beato Carlo Acutis

O nosso Anjo da Guarda nos acompanha desde a nossa concepção. Inegavelmente, ele nos conhece mais do que nós mesmos. Por viver fora do tempo, ele sabe de tudo o que aconteceu e acontece em nossa vida.

Ele sabe de fatos e situações que nos influenciam, fatos esses que muitas vezes nem nós conhecemos. Ele conhece a nossa história e a razão de nossos comportamentos. Por isso, devemos sempre pedir ajuda a este amigo tão superior, que nos ama infinitamente e que nos conhece tão bem.

O Santo Anjo da Guarda respeita a nossa liberdade e jamais nos força nada. Porquanto, a adesão à Fé e a Jesus deve ser livre. Uma vez que aceitamos Jesus e que buscamos a Salvação, o nosso Anjo da Guarda será um grande auxílio, livrando-nos do mal, do pecado e do afastamento de Deus.

Por isso, ele fala ao nosso coração através de inspirações, moções interiores, “insights”, vontades, Palavras de Sabedoria, Palavras de Ciência e Discernimento. A nossa parte é silenciar, procurar a vontade de Deus e, em oração, ouvir e seguir as suas orientações.

Oração ao Sanjo Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina, amém!

André Butzke

Escrito por André Butzke

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Nossa Senhora de Coromoto

A visão de Nossa Senhora do Coromoto

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis – O Ciberapóstolo da Eucaristia