in

Amei!Amei!

História de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis: Da Juventude Imprudente à Liderança na Ordem Franciscana*

*Este artigo foi criado pela equipe Arte Piedosa para uso exclusivo do blog Tenda do Senhor.

São Francisco de Assis é uma das figuras mais queridas no meio religioso de que já se tem notícia. Líder da Ordem dos Franciscanos, protetor dos animais e aclamado pela sua devoção e humildade entre os devotos, sua história chama atenção no círculo religioso.

Antes de ser defensor dos pobres e seguir a voz de Deus, sendo canonizado pelo papa Gregório IX pouco tempo após a sua morte, o jovem Francisco, assim como qualquer um da sua época, era bastante apegado aos bens materiais e adepto das celebrações mundanas. Mas, ainda no auge da juventude, tudo isso perdeu força diante do chamado divino de ser um mensageiro do amor cristão.

De que forma o jovem se tornou líder de uma Ordem aclamada e se despiu de todas as riquezas materiais? É isso que vamos saber neste post!

Infância e Juventude de São Francisco de Assis

São Francisco nasceu na Itália em 1182. Filho de um rico comerciante da cidade de Assis, ele ajudava seu pai no negócio da família, porém, não era o que lhe chamava a atenção. Em 1197, ocorreu uma revolta e foi travada uma batalha em que o jovem decide participar. No entanto, Francisco foi levado para prisão e mantido lá por cerca de 1 ano.

Após esse período, ele retornou para casa do seu pai, onde continuou a exercer atividades comerciais e viver como os jovens de sua época, com noites de diversão e banquetes suntuosos.

O Chamado

Conta-se que o chamado de São Francisco de Assis ocorreu quando ele rezava sozinho na Igreja de São Damião. Ele sentiu seu crucifixo falando e ouviu a famosa frase: “Restaure a casa, pois está em ruínas”. A partir desse momento, o jovem vendeu tudo que tinha e pediu para viver na igreja.

Francisco compreendeu o chamado de Deus e começou a pregar sua doutrina, se despindo totalmente dos bens materiais. Nesse momento, seu único objetivo era espalhar os ensinamentos. Por meio dos sermões, várias pessoas foram atraídas a esse mesmo propósito. 

A Constituição da Ordem dos Franciscanos

O primeiro grupo constituído por Francisco foi a Fundação da Ordem dos Frades Menores. Eram seguidores que buscavam uma vida de penitência e santidade e ao todo eram 12 discípulos que seguiam os passos de Francisco.

Algum tempo depois, Francisco redigiu uma regra com conselhos que se assemelhavam aos que Jesus deu aos seus seguidores. E, assim, todos viviam em fraternidade, amor, respeito e humildade.

Os ensinamentos do jovem atraíram uma moça chamada Clara, que se encantou com as lições e compreendeu a importância de se juntar ao grupo. Com Francisco como guia da moça, foi criada a Ordem Segunda dos Franciscanos (das Clarissas).

O Exemplo de São Francisco

Além de desprezar todos os prazeres da carne, Francisco era contra qualquer ato de exibicionismo. Por sua proximidade com a natureza e o amor por todas as criaturas, tornou-se também o protetor dos animais. Dois anos depois de sua morte, ele foi canonizado e a festa em sua homenagem é realizada todo dia 4 de outubro.

O Pequeno Francisco

O pequeno Francisco;

Uma história como essa merece ser compartilhada com todos, principalmente com os pequeninos. Por isso, foi criado um desenho animado infantil que conta a história de São Francisco de Assis de um jeito delicado, com trilhas sonoras envolventes e com muitas lições que conversam com os ensinamentos do santo.

O desenho é uma ótima maneira de inserir a temática religiosa no cotidiano da criança, além de ensiná-la a agir com sentimento de amor ao próximo, bondade e humildade, e tudo isso explicado de uma maneira lúdica.

Você já conhecia a história de São Francisco de Assis?

Imagens: Flickr (Naiane Mello); Divulgação Arte Piedosa


Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça o título de Nossa Senhora da Candelária

mandamentos

Qual é o Mandamento?