Imagem de Google Imagens, editada por Tenda do Senhor
in

Amei!Amei! AprendiAprendi OMGOMG LOLLOL

São Paulo de Tarso Apóstolo

Quem era São Paulo de Tarso Apóstolo? Seu nome hebraico é Shaul, o mesmo nome do primeiro rei de Israel, que significa “pedido”. Seu nome romano é Paulus, que significa “pequeno”.

São Paulo nasceu em Tarso, grande centro cultural da Cilícia, mas foi criado em Jerusalém, aos pés de Gamaliel, seu instrutor. Herdou de seu pai a cidadania romana. Foi chamado Saulo de Tarso porque era filho de uma família judaica da tribo de Benjamin, que gozavam dos privilégios da cidade romana.

Após sua conversão e Batismo, passou a chamar-se Paulo.

Primeiros Anos de Vida

Os primeiros anos de vida de São Paulo de Tarso foi numa comunidade judaica e frequentou a escola da sinagoga. De acordo com o costume judeu, tornou-se tecelão.

Muito bem doutrinado, desde pequeno testemunhava sua Fé, fora dos ensinamentos de Cristo. Perseguia implacavelmente os discípulos de Jesus, até as mulheres, encerrando-os no cárcere.

Deus, porém, mostrou-lhe seu caminho, o qual ele seguiu, sem jamais desviar-se e ainda levando consigo inúmeros cristãos.

A Igreja à Época de São Paulo de Tarso

À época de São Paulo de Tarso, a Igreja dava os primeiros passos como Igreja. Esse tempo é conhecido como Era Apostólica ou Igreja Primitiva.

A Igreja é manifestada ao mundo inegavelmente no Dia de Pentecostes com o derramamento do Espírito Santo. Porém, ainda não tinha templos (lugar para orar). Então, os crentes se reuniam nas casas uns dos outros.

Celebravam a Ceia do Senhor numa confraternização chamada Festa Ágape e reuniões de adoração, oração e partilha da Palavra. Apesar de tudo isso, a Igreja foi atacada por heresias e perseguições, inclusive as de São Paulo de Tarso, mas nunca recuou diante da missão que Cristo lhe confiou.

O Missionário São Paulo de Tarso

São Paulo de Tarso foi sobretudo um missionário muito ativo. Graças a ele, a mensagem de Cristo se difundiu para além da Palestina, chegando, assim, até o centro do Império Romano.

Foi um líder da Igreja Primitiva. De perseguidor de cristãos, São Paulo de Tarso passa a anunciador da Palavra de Deus, uma vez transformado por Cristo.

São Paulo de Tarso fundou várias comunidades cristãs que fizeram a Igreja Primitiva crescer. E por essa Igreja, deu sua vida. Foi certamente um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do Cristianismo. Suas obras compõem inegavelmente parte significativa do Novo Testamento.

São Paulo de Tarso é considerado, juntamente com São Pedro, um dos pilares da Igreja fundada por Jesus Cristo. São Pedro proclamava a Fé sobre a herança de Israel, enquanto São Paulo de Tarso, mestre e doutor das nações, anunciava o Evangelho da Salvação.

Ambos congregaram, por diferentes meios, a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem igual veneração.

Legado de São Paulo de Tarso

As Epístolas são o maior tesouro que São Paulo de Tarso deixou para a Igreja. São frutos de suas experiências e trabalhos, inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo.

Seus escritos ocupam, assim, um terço do Novo Testamento. Sem as cartas de São Paulo de Tarso, o Cristianismo poderia ser uma mera seita do judaísmo.

Mais do que apenas seguidor de Cristo, tornou-se um protagonista da evangelização. Fundou comunidades com as quais mantinha contato frequente por cartas e sistematizou os ensinamentos de Jesus de forma a consolidar, além de uma doutrina, uma Religião.

Não fosse por São Paulo de Tarso, talvez hoje não conheceríamos pois Jesus.

São Paulo de Tarso é o santo padroeiro dos autores, dos editores e da imprensa. E é representado tradicionalmente com uma espada e com um livro.

Concluindo…

De bebê feio a um homem desengonçado, conforme a obra apócrifa “Atos de Paulo”, São Paulo de Tarso era apenas um ser humano que, ao receber a Graça Divina, se transformou em um “Anjo de Deus”, deixando-nos um legado que nunca nos será arrebatado: a Fé em Cristo Jesus, Rei do Universo.

Trabalho de conclusão da Disciplina Quadros de História da Igreja do Curso Luz e Vida apresentado pela aluna Fátima Maria Rachid Novais.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

19 Points
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Santa Catarina de Sena

Santa Catarina de Sena

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

Santa Teresinha do Menino Jesus