in

Amei!Amei!

Inspirações Bíblicas Missionárias #02

bíblia

O Mandamento Missionário nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos

Vamos fazer uma recordação… buscar uma lembrança afetiva, comum a todos nós, católicos brasileiros: era julho de 2013, quando o Papa Francisco nos visitava. Vinha ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. E, tanto no tempo de preparação, quanto durante todo aquele evento, nós refletíamos acerca de um versículo bíblico.

Você arriscaria lembrá-lo? Se não, te adianto a resposta:

Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações.

Mateus 28,19

Todos os Evangelistas, cada um a seu modo, relataram este momento no qual, após a Ressurreição, Nosso Senhor Jesus Cristo expressa a Sua Vontade de que Seus discípulos tornassem Seus apóstolos, Seus missionários. É nesta hora que a Igreja nascente é enviada em missão, anunciando tanto a Pessoa quanto a causa de Nosso Senhor, ou seja, a causa do Reino.

Neste texto, brevemente, vamos conhecer o Mandato Missionário nos relatos evangélicos e nos Atos dos Apóstolos.

O Mandato Missionário no Evangelho de São Mateus

O evangelista São Mateus assim descreve este momento:

Os onze discípulos foram para a Galileia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: ‘Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo’.

Mateus 28,17-20

O Mandato Missionário no Evangelho de São Marcos

Também o Evangelista São Marcos escreve:

Por fim, apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: ‘Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

Marcos 16,14-18

O Mandato Missionário nos Atos dos Apóstolos, de São Lucas

Já São Lucas, também um dos Evangelistas, não no seu relato evangélico, mas naquele outro livro que escreveu, os Atos dos Apóstolos, ele relatou:

Assim reunidos, eles o interrogavam: ‘Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?’. Respondeu-lhes ele: ‘Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo’. Dizendo isso, elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.

Atos 1,6-9

O Mandato Missionário no Evangelho de São João

Enfim, o Evangelista São João, o discípulo amado, muito querido por Nosso Senhor Jesus Cristo, também após a Ressurreição descreve um momento em que o Senhor aparece entre os seus discípulos e lhes envia em missão:

Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. Disse-lhes outra vez: ‘A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós’. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos’.

João 20,20-23

O Mandato Missionário, a Grande Comissão!

Acredito que os nossos leitores perceberam que são textos muito parecidos. De fato, provêm de uma fonte comum. Mas o que nos interessa é que cada um deles fala de Jesus que envia os seus discípulos: é um Ide!

Sim, Ele lhes comunica uma missão! Ele “comissaria”, ou seja, dá a outro (no caso, aos discípulos), uma comissão, um cargo, uma tarefa, uma responsabilidade… uma missão, portanto!

Percebemos, portanto, a Grande Comissão de Nosso Senhor Jesus Cristo! Aqui, está o Mandamento Missionário: quando Jesus envia a Sua Igreja para testemunhar esta fé e ensinar aos outros a vida plena de sentido que é crer n´Ele e viver com Ele, como Ele. Ou seja, formando discípulos.

Enfim, um detalhe: assim como acontece no batimento cardíaco, que retrai e se expande, pulsando sangue, pulsando vida, a missão é este movimento de diástole, de expansão, onde o discípulo vai anunciando, após ter estado com Cristo e ter encontrado n´Ele todo o sentido de vida.

Não leu os primeiros textos?

Introdução à Vida Missionária #01

Introdução à Vida Missionária #02

Inspirações Bíblicas Missionárias #01

Pe. Daniel Rocchetti, SAC

Escrito por Pe. Daniel Rocchetti, SAC

Sacerdote palotino (Sociedade do Apostolado Católico) assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Nossa Senhora do Leite

A Devoção à Nossa Senhora do Leite

Nossa Senhora do Bom Sucesso

A Devoção à Nossa Senhora do Bom Sucesso