in

Amei!Amei!

Nossa Senhora do Desterro

Origem

No dia 2 de abril celebramos o dia de Nossa Senhora do Desterro. Esse título da Virgem Maria teve origem na fuga da Sagrada Família ao Egito, quando Herodes estava em busca do menino para matá-lo.

Maria, José e Jesus ficaram sem casa, ou desterrados, por cerca de quatro anos. Por isso ela é a padroeira de refugiados e de todos que deixaram os seus países de origem para tentar uma melhor sorte em um país estrangeiro.

Imagem

Sua imagem é muito rica em símbolos:

Nossa Senhora

Apesar de estar em fuga, exilada, Maria mantém um semblante de paz, mansidão e humildade, mostrando uma postura de quem confia e entrega sua vida a Deus. Além disso, seu manto azul simboliza a verdade e o céu.

A verdade porque ela caminhava na verdade, dizendo sempre sim a Deus. O céu porque, mesmo fugindo e sendo perseguida, Maria e José estão com o menino Jesus, que é Deus. O céu está com eles.

Apesar de estar em fuga, exilada, Maria mantém um semblante de paz, mansidão e humildade, mostrando uma postura de quem confia e entrega sua vida a Deus. Além disso, seu manto azul simboliza a verdade e o céu.

A verdade porque ela caminhava na verdade, dizendo sempre sim a Deus. O céu porque, mesmo fugindo e sendo perseguida, Maria e José estão com o menino Jesus, que é Deus. O céu está com eles.

A túnica branca do Menino Jesus

A túnica branca do Menino Jesus simboliza a pureza e a santidade deste Menino que é Deus, que é Santo, que é o Salvador. Sua postura também é de paz e serenidade, apesar da dificuldade que estão passando.

São José

A imagem de São José tem muitos significados. É ele quem segura a rédea do jumento, ou seja, é ele quem guia, é ele o guardião da Sagrada Família.

Seu manto marrom simboliza sua humildade em se submeter à vontade de Deus, acreditando nas revelações que recebera e obedecendo prontamente.

Sua túnica amarela simboliza a presença do divino nesta ocasião. José não era divino; era um homem como todos os outros, porém, estava sendo guiado pela vontade de Deus. Com isso, o próprio Deus se fez presente em sua vida e neste momento.

Seu cajado simboliza a direção, a firmeza e o apoio recebidos de Deus durante o caminho ao aceitar com humildade a missão de guardião do Menino Jesus e de Maria.

A trouxa marrom que São José carrega amarrada no cajado simboliza a simplicidade desta família, que tem apenas uma trouxa como bagagem. Não haviam pesos nem amarras de bens materiais que impedissem essa família de fazer a vontade do Senhor.

O Jumento

Esse animal simboliza a providência de Deus, que não deixou faltar nada à Sagrada Família e transportou Maria e o Menino Jesus. O jumento é também um animal dócil, manso e útil. Ele nos lembra que aqueles que servem a Deus devem sempre agir com mansidão e bondade.

Oração à Nossa Senhora do Desterro

Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rainha do céu e da terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, dos maus pensamentos, das cenas terríveis do dia do juízo, das pragas, das bruxarias, dos malfeitores, ladrões, arrombamentos, assaltantes e assassinos.

Minha amada mãe, eu, prostrado agora aos vossos pés, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio, imploro perdão ao boníssimo Deus. Rogai ao vosso Divino Jesus por nossas famílias, para que Ele desterre de nossas vidas todos estes males, nos dê perdão de nossos pecados e que nos enriqueça de Sua divina graça e misericórdia.

Cobri-nos com o vosso manto maternal e desterrai de todos nós todos os males e maldições. Afugentai de nós a peste e os desassossegos. Possamos, por vosso intermédio, obter a cura de todas as doenças, encontrar as portas do céu abertas e ser felizes por toda a eternidade. Amém.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

deserto

Ditos de São Nilo #2

Escultura de Cristo

FLASH QUIZ: Revelação, Fé e Teologia