in

AprendiAprendi Amei!Amei!

O Título de Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora da Penha

Esse título da Virgem Maria teve início com o sonho de um monge francês chamado Simão. Conforme o sonho, havia uma imagem de Nossa Senhora enterrada no alto de uma montanha, onde estava cercada de luz e acenando para que fosse
encontrada.

Todavia, após várias buscas sem sucesso durante cinco anos, ele conseguiu a informação de que a montanha que ele descrevia era chamada Penha de França, na Espanha.

A Viagem à Penha de França

Simão foi para a Espanha e caminhou durante 3 dias e 3 noites, pois, segundo ele, havia uma advertência divina dizendo-lhe: “Simão, vela e não durma”. Esse fato fez com que ele fosse chamado Simão Vela.

Por fim, depois de 3 dias escalando a montanha, ele parou para descansar e avistou uma senhora com o filho no colo indicando o lugar onde ele encontraria o que procurava.

O Encontro da Imagem

Logo que encontrou a imagem, ele construiu uma capelinha no local e começou a viver ali, acreditando viver uma vida isolada e tranquila. No entanto, o lugar ficou famoso devido ao grande número de milagres e graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora da Penha, como passou a ser chamada.

Pouco tempo depois, a Espanha foi vítima de uma grande peste que matou grande parte da população. O povo, então, pediu a intercessão de Nossa Senhora da Penha e a peste desapareceu.

A Devoção em Portugal

Logo depois, a peste chegou em Portugal e, assim que ficou sabendo o que aconteceu na Espanha, o Senado da Câmara de Lisboa prometeu construir um grande templo a Nossa Senhora se ela livrasse o país da doença, que desapareceu quase que instantaneamente.

De fato, cumprindo a promessa, a Câmara mandou construir um grande Santuário de louvor a Nossa Senhora da Penha, em Lisboa. Este templo passou a atrair milhares de peregrinos.

A Imagem de Nossa Senhora da Penha

Em uma ocasião, um devoto, tendo subido ao alto do santuário, vencido pelo cansaço, adormeceu. Uma grande cobra aproximou-se para picá-lo, quando um enorme lagarto saltou sobre ele despertando-o a tempo de matar a serpente com seu bastão.

Decerto, essa é a razão pela qual a imagem de Nossa Senhora da Penha tem aos pés um peregrino, a cobra e o lagarto.

A Devoção no Brasil

A devoção a Nossa Senhora da Penha chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses. A primeira capela foi construída em Vila Velha, na antiga Capitania do Espírito Santo, entre 1558 e 1570.

Atualmente, centenas de cidades no Brasil possuem igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Penha, que normalmente são edificadas no alto de colinas e morros.

Oração a Nossa Senhora da Penha

Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (pedido), pela qual sou-lhe grato(a) desde este momento.

Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano.

Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso irmão. Amém.

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

semente e mudança

Sobre sementes, árvores, leões e vida…

Nossa Senhora dos Prazeres

A História do Título de Nossa Senhora dos Prazeres