in

AprendiAprendi

Não pregue o evangelho!

Esperamos ter conseguido chamar sua atenção para o texto! Talvez esteja passando pela sua cabeça encontrar alguma heresia aqui, algo que seja contrário ao que a Santa Mãe Igreja ensina – se encontrar, entre em contato conosco, porque prontamente retiraremos o texto do ar -, o que não é nosso objetivo.

Há uma frase de São Francisco de Assis, que muitas vezes não é lembrada pelos pregadores, principalmente aqueles que partilham da nossa espiritualidade, os carismáticos, que são os que mais nós, do Tenda do Senhor, temos contato. O santo, certa vez, dissera:

Pregue o Evangelho a todo momento; se necessário, use palavras.

Nesse pequeno dito está contida a síntese da conduta cristã, o manual de como viver e agir daqueles que aceitam a missão e o chamado de Cristo, que disse:

Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.

Mateus 16, 24

Mas, de coração, o que tem a ver o carismático ou o pregador com o que São Francisco disse? Eles não deveriam exercer o ministério da palavra? A resposta é, sem dúvida, sim. Um sim grande, forte e em negrito. SIM!

Importa não deixar a graça passar

Aqueles que receberam os carismas do Espírito Santo devem usá-los prudentemente a fim de edificar aos irmãos, porque, fora dessa realidade e uso, os carismas não servem de nada, senão para enfeite. E nosso Deus não liga muito para dons enterrados, não é mesmo?

A Graça de Deus parada é como a água que não está em movimento, apodrece. Santo Agostinho, vendo quantas graças eram perdidas (e, ligando à nossa analogia, apodrecidas), disse:

Tenho medo da graça que passa sem que eu perceba.

Santo Agostinho

Logo, o pregador deve pregar; assim como a missão da água é molhar, e ela deve molhar; a do fogo é queimar, e ele deve queimar; e a do Espírito Santo, santificar, e Ele santifica.

Entretanto, se a pregação acontece única e exclusivamente quando, num momento de oração, recebemos a palavra (vide microfone, espaço para falar), qual o conteúdo prático e o testemunho que é passado para o povo sedento de Deus?

Quando sou reflexo de Deus?

A transformação que o Espírito Santo de Deus opera em nossas vidas não é uma brincadeira, ou somente um momento efusivo, ou um momento de extremo sentimentalismo ou só de revelações divinas (acontecimentos extraordinários).

O Espírito Santo é a Pessoa Dom da Santíssima Trindade e, como Dom, é presente. Sendo presente, precisa ser colocado em uso, seja no trabalho, em casa ou na faculdade, e não somente nos momentos em que, chamados para pregar, aparecemos.

Como pregar o Evangelho?

O Espírito Santo só aparece quando fazemos esforço para nos esconder n’Ele; não adianta carregar a Palavra de Deus nos lábios quando seu coração, ao contrário, está prostrado diante de um espelho, em adoração. Quando há unção e intimidade com o Senhor e, n’Ele, o refúgio, a pregação começa desde o nascer e termina quando ele se põe.

Não pregue o Evangelho como todo mundo faz, mas como Deus te chama a pregar. Talvez você seja a única página do Evangelho que as pessoas que estão ao seu redor lerão hoje. Não pregue o evangelho, porém, como o grande São Francisco, pregue o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Senhora de Akita

Nossa Senhora do Carmo