in

AprendiAprendi Amei!Amei!

A Devoção à Nossa Senhora da Guia

A devoção à Nossa Senhora da Guia surgiu na Igreja Católica Ortodoxa, onde é invocada pelo nome de Odigitria, que significa Condutora ou Guia. Isto vem do fato de que Maria guiou Jesus em sua infância. Tempos depois, o culto à Nossa Senhora da Guia foi incorporado à Igreja Católica Romana.

O papel de Maria na história da salvação é importantíssimo. Além do seu “sim” a Deus, ela guia o ser humano, conduzindo àqueles que querem seguir o caminho do Senhor. Na Sagrada Escritura são relatadas poucas frases ditas por Nossa Senhora. Mas, nas Bodas de Caná, onde Jesus realiza o milagre de transformar a água em vinho, ela disse uma que é muito significativa desta sua missão de Guia da humanidade:

Fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser.

João 2, 5

Esta é uma das grandes missões de Nossa Senhora: conduzir-nos até Jesus. De fato, em todas as aparições, Nossa Senhora pede mudança de vida e que todos sigam o seu filho Jesus Cristo, para a salvação eterna.

Devoção no Brasil

A devoção à Nossa Senhora da Guia chegou ao Brasil através dos portugueses no ano de 1745. Um capitão de navio trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Guia juntamente com uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim. Ambas as imagens ficaram num altar na igreja de Nossa Senhora da Penha, em Salvador, na Bahia.

Depois, o capitão começou a construir uma igreja em honra de Nossa Senhora da Guia. Conseguiu conquistar vários devotos, que o ajudaram na construção da Igreja: hoje é a famosa Igreja do Bomfim. Terminada a construção, a Imagem de Nossa Senhora da Guia foi solenemente transportada junto com a imagem de Nosso Senhor do Bomfim.

A Imagem da Senhora da Guia

A imagem de Nossa Senhora da Guia é representada com o Menino Jesus no colo, em um dos braços. No outro, ela carrega uma estrela, que representa a Estrela de Belém, que guiou os magos até o menino Jesus.

A pedido do povo, o Papa Pio VII definiu o segundo domingo depois da Epifania, em janeiro, como a data da festa de Nossa Senhora da Guia.

Oração a Nossa Senhora da Guia

Ó Maria santíssima, eu vos louvo e bendigo porque aceitastes gerar em vosso seio puríssimo, por obra do Espírito Santo, Jesus o filho de Deus, Salvador do mundo, tornando-vos a Mãe e a primeira discípula daquele que veio para ser a Luz de todos os povos, o Caminho a Verdade e a Vida.

Vós que levastes Jesus ainda em vosso seio para santificar João Batista no seio de sua mãe Isabel, vós que protegestes o menino Jesus em seu nascimento, o amamentastes e lhe ensinastes os primeiros passos.

Protegei as criancinhas e guiai todas as mães para que elas ensinem a seus filhos a amar e a seguir Jesus. Amém.

Nossa Senhora da Guia, rogai por nós.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creio em Ti

O Silêncio e as Palavras