in

AprendiAprendi Amei!Amei!

História de Nossa Senhora da Abadia

Esta invocação a Maria também é conhecida como Santa Maria do Bouro, pois se originou no Mosteiro (ou Abadia) do Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal.

Quando os mulçumanos invadiram Portugal e Espanha, os monges fugiram e esconderam a imagem de Nossa Senhora que tinha na Abadia.

A Imagem

Por volta do ano de 1100, um nobre ancião da corte portuguesa, chamado Pelágio Amado, recém convertido que vivia em uma ermida, viu, juntamente com outro eremita com quem vivia, uma luz vinda no meio de um vale. Como o fato se repetiu no dia seguinte, eles decidiram ir ver o que podia ser.

Então, eles encontraram a imagem de Nossa Senhora da Abadia escondida no meio das pedras. Os dois se prostraram agradecendo por esta graça tão especial. Decidiram se mudar para o local onde encontraram a Santa, e lá ergueram uma pequena capela para colocar a imagem.

Posteriormente, o Arcebispo de Braga mandou construir uma igreja ali. Aos poucos, outros eremitas se uniram aos dois. A fama dos milagres de Nossa Senhora da Abadia se espalhou em Portugal, atraindo vários peregrinos e fiéis.

Devoção no Brasil

No Brasil, a devoção começou no Triângulo Mineiro, com os portugueses que se instalaram na região. Várias cidades têm como Padroeira Nossa Senhora da Abadia.

Atualmente, um dos locais mais famosos pelas romarias é o de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, antigo centro de garimpagem de diamantes. O Santuário de Nossa Senhora da Abadia atrai todos os anos, no dia 15 de agosto, um grande número de devotos. A procissão é famosa.

Oração a Nossa Senhora da Abadia

Senhora dos Navegantes, Filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador. Esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa Imagem, para consagrar-me inteiramente a vós. Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé Católica sempre fiel a Jesus. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho e guardai-me sob o vosso manto protetor.
Amém.

Comentários

Deixe uma resposta

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

O que você acha?

Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

História de Nossa Senhora de Nazaré

História de Nossa Senhora da Cabeça