in

Amei!Amei! AprendiAprendi

Nossa Senhora do Carmo

No dia 16 de julho é comemorado o dia de Nossa Senhora do Carmo; e não podemos falar desse título de Nossa Senhora sem unir à sua história a origem de um símbolo de fé da Igreja Católica: o escapulário.

O nome de Nossa Senhora do Carmo se refere à região do Monte Carmelo, na Terra Santa, que em hebraico, significa “Vinha do Senhor”. Ele é considerado sagrado desde o Antigo Testamento, principalmente quando o profeta Elias ali defendeu a fé do povo escolhido diante dos assédios pagãos. Elias permaneceu no Monte Carmelo, com seus discípulos, vivendo de maneira contemplativa como eremitas.

Essa vida de oração inspirou, centenas de anos depois, já no século XI, a fundação de uma ordem religiosa católica chamada Ordem do Carmo.
Tempos depois, os carmelitas foram expulsos do Monte Carmelo pelos muçulmanos e se espalharam por várias regiões da Europa, onde passaram por grandes dificuldades, pois eram hostilizados e até satirizados por sua maneira de se vestir.

A promessa de Nossa Senhora do Carmo

No dia 16 de julho de 1251, um dos superiores gerais da ordem, São Simão Stock, grande devoto de Nossa Senhora, quando rezava em seu convento de Cambridge, na Inglaterra, pediu a Maria Santíssima um sinal de sua proteção que fosse visível também para os seus adversários.

Teve então a visão em que Nossa Senhora lhe entrega o escapulário, com a promessa:

Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno.

O que é o escapulário?

O escapulário era o avental usado pelos monges durante o trabalho para não sujar a túnica. Colocado sobre os ombros, é uma peça do hábito que ainda hoje todo carmelita usa. Estabeleceu-se também o escapulário reduzido para ser dado aos fiéis leigos, após a visão de São Simão Stock.

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a nos lembrar que o escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.

Oração à Nossa Senhora do Carmo

“Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário,
eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.”

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não pregue o evangelho!

QUIZ: São Bento