in

AprendiAprendi Amei!Amei!

A Devoção à Nossa Senhora do Café

Nossa Senhora do Café

A devoção à Nossa Senhora do Café começa na cidade de Espírito Santo do Pinhal – SP, por causa de algumas dificuldades do setor cafeeiro no local. Diferente da maioria dos títulos, pois, não surgiu a partir de uma aparição da Virgem Santíssima.

Início da Devoção

O começo da história dessa devoção deu-se em 1964, conforme os Anais Franciscanos. Em um artigo chamado Nossa Senhora do Café, Nossa Senhora Aparecida, então, foi chamada de “minha Nossa Senhora do Café”. Inspirados nesse artigo, a Cooperativa de Cafeicultores de Espírito Santo do Pinhal publicou um artigo em seu jornal abordando esse tema também.

O professor Alberto Fonseca, no Rio de Janeiro, idealizou e desenhou uma imagem de Nossa Senhora, colocando a inscrição: Nossa Senhora do Café do Brasil. Enviou o desenho por correio a Pinhal, deixando os moradores da cidade surpresos, já que nunca tinham ouvido falar nesse título de Maria.

Em uma assembleia na Câmara municipal da cidade, com a presença do Monsenhor Augusto Ferreira e de alguns cooperados, foi definida a data de 8 de agosto a fim de celebrar Nossa Senhora do Café, data da fundação da cooperativa.

Construção da Capela

Em 2002, a cooperativa construiu uma capela, réplica de um armazém de café do século XVIII, marcando o início da devoção à Nossa Senhora do Café. Logo em seguida, começou a ser divulgada em 2004 na Expo Católica em São Paulo.

A imagem foi feita pelo escultor Pedro Carlos de Oliveira, de Pedreira, São Paulo. É morena, de manto na cor do café torrado, túnica e véu da cor do café cru. A devoção à Nossa Senhora do Café chegou à Minas Gerais, onde na cidade de Machado tem uma capela e uma gruta dedicadas à santa.

Agora, inspirados por essa belíssima história da devoção à Nossa Senhora do Café, que tal um Quiz sobre Nossa Senhora?
Equipe Tenda do Senhor

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Mar da Galiléia

Inspirações Bíblicas Missionárias #03

Vida Virtuosa e a Teologia do Corpo

QUIZ: Virtudes e Teologia do Corpo