Esse título de Nossa Senhora se refere a três verdades de fé professadas pela igreja: a dormição de Nossa Senhora, sua Assunção ao Céu e sua glorificação como Rainha do céu e da terra.
Dormição de Nossa Senhora
Como a morte é a consequência do pecado original e Nossa Senhora foi concebida sem o pecado, não estava sujeita à morte. Por isso, para falar de sua morte, emprega-se a expressão de Dormição de Nossa Senhora.
Segundo a Tradição da Igreja, Maria faleceu por volta dos 58 anos de idade, em Jerusalém e seu corpo sepultado, provavelmente no Horto das Oliveiras.
No entanto, algumas horas depois, um apóstolo quis muito ver o corpo de Nossa Senhora pela última vez. Mas quando abriram o túmulo para que o apóstolo pudesse vê-la, o corpo da Virgem não estava mais lá.
Todos, então, glorificaram a Deus reconhecendo que Maria tinha sido elevada ao céu não só em espírito, mas também em corpo físico.
A Assunção de Nossa Senhora
Assunção quer dizer que Maria não subiu ao céu pelo seu próprio poder, mas foi levada ao céu pelo poder de Deus. É isso que contemplamos no quarto Mistério Glorioso no Terço. A Assunção de Maria é também um dogma da Igreja Católica proclamado pelo Papa Pio XII em 1950: “Maria, Mãe imaculada perpetuamente Virgem de Deus, após a conclusão da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória dos Céus”.
A Assunção é uma fonte de grande esperança para nós, pois aponta o caminho para todos os seguidores de Cristo, que imitam a sua fidelidade e obediência à vontade de Deus. Onde Nossa Senhora está agora, nós também estamos destinados.
Glorificação de Nossa Senhora como Rainha do céu e da terra
Contemplamos essa verdade da fé ao rezamos o terço também, no quinto mistério Glorioso. Quando Nossa Senhora foi elevada ao Céu, ali recebeu sua glorificação.
Foi coroada pela Santíssima Trindade como Rainha do céu e da terra, dos anjos e dos santos, dos homens e de toda a criação de Deus. Ela é elevada, assim, à glória de Rainha do Universo. Maria é Rainha desde o momento em que foi escolhida e aceitou ser a Mãe do Rei do Universo.
Imagem de Nossa Senhora da Glória
Nossa Senhora da Glória é representada com os braços abertos num ato de louvor a Deus, tendo sobre sua cabeça uma coroa de 12 estrelas, conforme é mencionado no livro do Apocalipse.
Curiosidades
A devoção a Nossa Senhora da Glória faz parte do patrimônio religioso do povo brasileiro desde o tempo colonial. A primeira capela construída, em sua honra, no Brasil, foi em Porto Seguro, em 1503.
Oração a Nossa Senhora da Glória
Pai amoroso, Vós que elevastes a Virgem Maria ao céu para compartilhar a vossa comunhão de amor, fazendo com que ela se torne exemplo e esperança para cada um de nós, pela vossa misericórdia e pelo sacrifício de nossas orações, aceitai-nos para aquele abraço santo e definitivo na glória eterna, junto convosco e com a Virgem Maria. Isso nós vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.