No dia 22 de agosto, a Igreja celebra Nossa Senhora como Rainha do céu e da terra. Esse título de Nossa Senhora foi instituído pelo Papa Pio XII, quando ele a coroou na Basílica de Santa Maria Maior, que fica em Roma, Itália. No dia 11 de Outubro de 1954, o Papa promulgou também a Encíclica Ad Caeli Reginam (A Rainha do Céu).
A carta é um tratado sobre a realeza e a dignidade de Maria. O Papa Pio XII deixa claro, na Encíclica, que “os Teólogos da Igreja, extraindo sua doutrina” consultaram os escritos e sermões de vários Santos, bem como testemunhos da Tradição antiga.
Em todos esses casos, os santos e a Tradição, “referem-se à Santíssima Mãe Virgem Rainha de todas as coisas criadas, Rainha do mundo, Senhora do universo”.
A princípio, a data foi estabelecida no dia 31 de Maio, mês mariano. Agora, porém, a celebração acontece na oitava da Assunção, isto é, oito dias após a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, de forma que fica manifesta a íntima ligação entre a Assunção de Maria e sua coroação no céu.
Assim, Maria se torna mãe da Cabeça e dos membros do Corpo Místico, Mãe da Igreja, se torna a Rainha que reina sobre as almas cristãs para que haja a Salvação.
Na verdade, Nossa Senhora é rainha desde a Encarnação do filho de Deus, quando buscou participar dos Mistérios de Sua vida como discípula, porém, sem renunciar à maternidade divina.
A Mãe do Rei é Rainha
Como Jesus Cristo é Rei, sua mãe terrena, pura e imaculada, também é Rainha. Não se trata, porém, de um reino deste mundo, mas de um reinado eterno, universal, segundo a vontade de Deus.
Não devemos nos esquecer, portanto, que temos uma Mãe que é Rainha e nos ajuda e conduz aos caminhos de Seu filho, nosso Senhor e Rei, rumo à santidade.
[…] esta realeza da Mãe de Deus se faz concreta no amor e no serviço a seus filhos, em seu constante velar pelas pessoas e suas necessidades.
Papa emérito Bento XVI na solenidade de Nossa Senhora Rainha de 2012
O reinado de Nossa Senhora aparece concretamente para nós que vivemos neste mundo, através do amor e do serviço de proteção e intercessão que ela presta a nós, que ainda caminhamos neste mundo. Por isso, podemos repetir como o Papa Pio XII, que escreveu na sua Encíclica: “A Jesus por Maria. Não há outro caminho”.
Oração à Nossa Senhora Rainha
Salve rainha, mãe de misericórdia, vida doçura e esperança nossa, salve!
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei!
E, depois desse desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso Ventre,
ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de cristo. Amém.