A cidade de Medjugorje, onde hoje é a Bósnia-Herzegovina, ficou conhecida por todo o mundo a partir de 1981, quando começaram as mais longas aparições de Nossa Senhora na história da Igreja Católica.
A primeira aparição foi no dia 24 de junho de 1981, quando duas jovens estavam caminhando para suas casas, depois de um passeio no fim da tarde. Num dado momento, as meninas olharam para trás e viram a silhueta de uma mulher de pé em uma nuvem, que flutuava logo acima de um arbusto.
Com o susto, desceram a montanha correndo gritando “é a Gospa!”, que no dialeto deles significa Nossa Senhora. No dia seguinte, as jovens retornaram ao lugar, seguidas por mais quatro amigos, e todos eles testemunharam a aparição de Nossa Senhora.
Primeiras Locuções
Ela falou a uma das jovens, Miriana, sobre dez eventos que ocorreriam no futuro e pediu que ela contasse ao Padre sobre esses eventos, para que ele os revelasse três dias antes que acontecessem.
Depois disso, ela deixou sua primeira mensagem para o mundo: voltar para Deus através da conversão, fé, jejum, reconciliação, oração e, principalmente, pela vida sacramental.
No terceiro dia consecutivo da aparição, Nossa Senhora estava chorando e repetindo: “Paz, paz, paz; entre Deus e a humanidade precisa haver paz novamente!”. E disse ainda: “Se não houver a conversão, esperem sofrimento no futuro, porque a humanidade está preparando sua própria tragédia”.
Esta foi a razão pela qual ela foi intitulada como “Nossa Senhora Rainha da Paz”. Dessa vez, havia mais de duas mil pessoas presentes. Elas viam as reações dos videntes, mas não viam a Virgem Maria. Continuaram ocorrendo as aparições de Nossa Senhora Rainha da Paz diariamente no mesmo horário, e cada vez com mais peregrinos vinham testemunhar.
As Primeiras Romarias
A cidade começou a receber inúmeros romeiros de outros países, no entanto, o governo na época era comunista. Por isso, as autoridades tentaram impedir que a população manifestasse sua fé, mas não conseguiram, principalmente porque a maior parte das pessoas presenciou as manifestações e diversas curas de doentes e conversões de inúmeros de incrédulos. E não cederam ao governo.
Mais de vinte anos depois, a Virgem continuava aparecendo diariamente aos videntes, alertando sobre a urgência da conversão, para que a paz reine no mundo.
Oração a Nossa Senhora Rainha da Paz
Ó Maria, doce Mãe de Jesus Cristo Príncipe da Paz, eis a Vossos pés, Vossos filhos tristes, perturbados e cheios de confusão, pois afastou-se de nós a paz pelos nossos pecados. Intercedei por nós para que gozemos a paz com Deus e nosso próximo, por Vosso Filho Jesus Cristo.
Ninguém pode dá-la, senão esse Jesus que recebemos de Vossas mãos. Quando nasceu em Belém, os anjos nos anunciaram a paz. Quando Ele abandonou-a no mundo, prometeu e deixou-a como Sua herança. Vós, ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o reino e reinai com Vosso filho no meio do Vosso povo, que cheio de confiança se recomenda a Vossa proteção.
Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio, expulsai de nós o espírito de inveja, maldição, de discórdia. Fazei-nos humildes na fortuna, fortes nos sofrimentos, em paciência e caridade, firmes e confiantes na divina providência.
Abençoai-nos, dirigindo os nossos passos no caminho da paz, da união e mútua caridade, para que, formando aqui a Vossa família, possamos no céu bendizer-Vos e a Vosso divino filho, por toda a eternidade. Assim seja. Amém.
Nossa Senhora Rainha da Paz, rogai por nós!