in

Orai sem cessar!

A frase acima não me parece ter sido um pedido de São Paulo. Antes, surge como uma ordem clara, direta e enfática: Orai sem cessar! Logo, situados nesse contexto, podemos começar a pensar em como podemos parar de fazer tudo o que fazemos todos os dias e apenas orar sem cessar.

“Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5, 17s)

A frase acima não me parece ter sido um pedido de São Paulo. Antes, surge como uma ordem clara, direta e enfática: Orai sem cessar!Logo, situados nesse contexto, podemos começar a pensar em como podemos parar de fazer tudo o que fazemos todos os dias e apenas orar sem cessar. Seria essa uma ordem para sermos todos religiosos e viver rezando o dia inteiro? A ordem é bem mais profunda e verdadeira do que isso.

É óbvio que todos precisamos parar um momento do dia e fazermos nossas orações, seja lá qual for. Uns preferem rezar a Liturgia das Horas, que é a oração oficial da Igreja para cada hora canônica do dia. Outros preferem o Rosário de Nossa Senhora. Há ainda os que rezam o terço da Misericórdia, que fazem a Lectio Divina, uma novena ou simplesmente aquelas orações que nossas avós nos ensinaram (graças a Deus pelas nossas avós!). Isso é uma coisa. E não é sobre isso que São Paulo quer nos alertar.

Existe uma espécie de oração conhecida como oração jaculatória. Consiste numa pequena oração que pode ser repetida o dia inteiro, sem precisarmos parar de fazer nada ou trocarmos algo por ela. Pode ser uma frase bíblica, e os Salmos sempre nos dão ótimas jaculatórias, como: “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará!” (Salmo 22). Ainda há os outros livros sapienciais e os próprios Evangelhos surgem com orações jaculatórias excelentes, como a frase do Mestre: “Coragem! Eu venci o mundo!” (João 16, 33).

Esse tipo de oração era constante nos primeiros santos da Igreja. Os primeiros padres rezavam-nas o dia e noite inteira, tanto enquanto trabalhavam, como enquanto descansavam. Estavam apenas obedecendo a uma ordem bíblica: Orai sem cessar! Eu gosto muito de uma e a rezo o dia inteiro, incontáveis vezes por dia:

“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam.”

Essa oração foi ensinada pelo Anjo de Portugal aos pastorinhos como preparação para receberem a Sagrada Comunhão e a presença da Mãe, Nossa Senhora de Fátima. A profundidade dessa jaculatória e o compromisso que ela nos traz, me fez adotá-la como minha predileta. Seja passando diante de uma Igreja, seja em visita ao meu Senhor Sacramentado, seja no ônibus, seja escrevendo, seja vendo televisão, seja no trabalho ou na faculdade, inúmeras vezes eu a repito, reconhecendo e adorando o meu Deus, e pedindo a conversão dos pecadores, ordem dada pela Mãe de Fátima aos pastorinhos: “orem pela conversão dos pobres pecadores”.

E você, conhecia esse tipo de oração? Entendeu que a ordem de São Paulo não é difícil de cumprir? Sugiro que você também escolha a sua oração jaculatória e comece hoje a rezá-la, hoje ainda. Quanto mais oração, mais perto de Deus chegamos; e, quanto mais perto de Deus, mais santos nos tornamos; e, quanto mais santos, mais podemos doar nossa vida pela conversão dos pobres pecadores. Partiu rezar?

Termino esse texto orando à Mãe Santíssima:

“À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.”

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diante do Rei!

Estou cansado…