in

Amei!Amei! AprendiAprendi

Nossa Senhora da Fé: devoção e história

Nossa Senhora da Fé talvez seja um dos títulos de Maria mais apropriados, pois sua vida foi um ato contínuo de fé. Assim como a incredulidade de Eva trouxe a morte e o pecado, Maria nos trouxe a vida e a salvação pela sua fé.

Ela se mostrou uma mulher firme em sua fé desde o momento do anúncio do Anjo Gabriel, passando pelas Bodas de Caná e culminando na Paixão do Senhor, onde ela viu seu filho ser crucificado e sua fé se manteve inabalável.

Na Europa e no Brasil

Este título de Maria foi usado na Europa no período medieval, principalmente na França e na Bélgica. Porém, as igrejas mais conhecidas são do século XVII. No Brasil, o primeiro local criado com este nome foi a Companhia de Jesus em Mato Grosso, dedicado a Santa Maria da Fé pelo padre belga João Ranconnier, em lembrança da padroeira de um santuário em seu país natal.

A Devoção

A devoção a Nossa Senhora da Fé é bem antiga e deveria ser revivida, pois, nos tempos atuais, há uma extrema carência desta virtude teologal e da fraternidade cristã, que são o centro da mensagem do Evangelho.

Santo Ildefonso nos lembra, assim como Maria, a viver conforme a nossa fé. No entanto, essa fé não pode ser vivida apenas com palavras. A palavra nos diz que “assim como o corpo sem vida é morto, assim também nossa fé sem obras é morta” (cf. Tg 2, 26).

A Santíssima Virgem vos dará uma parte na fé, a maior que já houve na terra, maior que a de todos os patriarcas, profetas, apóstolos e todos os santos. Agora, reinando nos céus, ela já não tem esta fé, pois vê claramente todas as coisas em Deus, pela luz da glória. Com assentimento do Altíssimo, ela, entretanto, não a perdeu ao entrar na glória; guardou-a para seus fiéis servos e servas na Igreja militante.

São Luis Maria Grignion de Monfort

Oração a Nossa Senhora da Fé

Maria, Nossa Senhora da Fé, assim como os apóstolos disseram a Jesus: aumenta-nos a fé, renovamos este pedido para que por vossa intercessão a nossa fé seja, ao menos, como o grão de mostarda e possamos merecer as graças de amar-vos e convosco amar a Deus e servi-Lo para sempre. Amém.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUIZ: Tríduo Pascal

QUIZ: Tempo da Páscoa