Menu
in

Os Santos Anjos da Guarda

Santos Anjos da Guarda

Imagem de Instituto Hesed editada por Tenda do Senhor

Os Santos Anjos da Guarda são nossos melhores amigos e, portanto, têm a missão de nos ajudar a ser santos e nos levar ao Céu.

Quem são os Anjos

A existência dos Santos Anjos é uma verdade de Fé e, assim, nós Católicos cremos. A Sagrada Escritura, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, traz base sólida para essa Doutrina. O Catecismo da Igreja Católica ensina (cf. 328-352):

Os Anjos são criaturas imortais, não deuses, criados por Deus e para o serviço de Deus. São criaturas meramente espirituais, ou seja, eles não têm um corpo físico. Assim, são invisíveis. Contudo, quando se faz necessário para o cumprimento da vontade de Deus, eles se revestem de um corpo visível.

Por serem imortais, vivem na esfera da eternidade e, conforme a vontade de Deus, podem atuar no tempo em favor dos homens. São seres pessoais dotados de inteligência, sabedoria, vontade própria, liberdade, personalidade e individualidade. Dessa forma, não há um Anjo igual a outro. Cada Anjo é único.

Contemplam permanentemente a face de Deus e agem como seus mensageiros, de acordo com a sua vontade. Aliás, a palavra “Anjo” significa exatamente isso: “Mensageiro”. Os Santos Anjos ajudam os homens principalmente em vista da Salvação. Guardam e protegem o ser humano para leva-los, então, à Salvação eterna.

Santo Agostinho, Doutor da Igreja, diz:

Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro).

Santo Agostinho, Enarratio in Psalmum, 103, 1, 15: CCL 40, 1488 (PL 37, 1348-1349).

Os Anjos da Guarda

Cada fiel tem ao seu lado um Anjo como protetor e pastor, para o conduzir à vida.

São Basílio Magno

Os Santos Anjos têm por missão principal proteger e conduzir o ser humano à Vida Eterna. Claro que, se for para a salvação do homem, seu Santo Anjo da Guarda o livrará de perigos e de tormentos terrenos. Mas, isso não é condição sine qua non. Certos sofrimentos servem para o crescimento e até mesmo para a salvação de muitas almas.

Os Anjos são todos espíritos a serviço de Deus, enviados a fim de exercerem um ministério a favor daqueles que hão de herdar a Salvação!

Hebreus 1,14

A presença dos Santos Anjos da Guarda protegendo e cuidando da Salvação do ser humano é um testemunho radical da bondade divina e de seu amor para com a humanidade. Deus ama o homem com amor infinito. Os Anjos também amam com esse amor de Deus e querem a salvação do homem.

É necessário compreender que a Salvação Eterna é o maior bem que qualquer pessoa pode receber. Não há bem maior. E é principalmente para isto que os Santos Anjos da Guarda atuam em favor dos homens.

Meu Melhor Amigo

O Beato Carlo Acutis ensina que devemos fazer do nosso Anjo da Guarda o nosso melhor amigo. Ele nos diz:

Peça ao seu Anjo da Guarda para ajudá-lo continuamente, de modo que ele se torne o seu melhor amigo.

Beato Carlo Acutis

O nosso Anjo da Guarda nos acompanha desde a nossa concepção. Inegavelmente, ele nos conhece mais do que nós mesmos. Por viver fora do tempo, ele sabe de tudo o que aconteceu e acontece em nossa vida.

Ele sabe de fatos e situações que nos influenciam, fatos esses que muitas vezes nem nós conhecemos. Ele conhece a nossa história e a razão de nossos comportamentos. Por isso, devemos sempre pedir ajuda a este amigo tão superior, que nos ama infinitamente e que nos conhece tão bem.

O Santo Anjo da Guarda respeita a nossa liberdade e jamais nos força nada. Porquanto, a adesão à Fé e a Jesus deve ser livre. Uma vez que aceitamos Jesus e que buscamos a Salvação, o nosso Anjo da Guarda será um grande auxílio, livrando-nos do mal, do pecado e do afastamento de Deus.

Por isso, ele fala ao nosso coração através de inspirações, moções interiores, “insights”, vontades, Palavras de Sabedoria, Palavras de Ciência e Discernimento. A nossa parte é silenciar, procurar a vontade de Deus e, em oração, ouvir e seguir as suas orientações.

Oração ao Sanjo Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina, amém!

Escrito por André Butzke

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile