Menu
in

Nossa Senhora do Equilíbrio, a devoção

Nossa Senhora do Equilíbrio

Em 1967, um monge da abadia de Fattochie, em Roma, rezava e a palavra “equilíbrio” vinha à sua mente de forma obsessiva. Quando terminou sua oração, foi ao sótão colocar umas coisas em ordem quando, de repente, caiu uma tábua com uma chapa metálica com o relevo de uma mulher orando.

Assim que a viu, ele exclamou: Santa Maria do Equilíbrio. Ele entregou ao monge Armando Paniello, que a reproduziu numa estampa com um vestido amarelo e longo, um véu azul da cabeça aos pés, braços e mãos estendidas verticalmente até o colo, pés descalços, numa posição de espiritual equilíbrio.

Em setembro de 1968, Dom Antonio solicitou uma audiência com o Papa Paulo VI que, ao ver a imagem, exclamou: “Santa Maria do Equilíbrio! Ah, é justamente dela que se precisa!” Ao perguntá-lo qual seria o dia de sua festa, o Santo Padre respondeu que não deveria haver uma data para festejá-la pois ela deveria ser invocada da manhã à noite.

Refletindo sobre o Título

No mundo atual, diante de tanto estresse, tantos problemas psíquicos e emocionais, temos grande necessidade de serenidade, tranquilidade, equilíbrio. Maria é um grande exemplo para isso. Diante de situações adversas e tensas, como a própria anunciação do anjo, a perda de seu filho com 12 anos no templo e a paixão de morte de Jesus, que ela acompanhou até o fim, ela mostrou um auto controle e um autodomínio, aceitando tudo com serenidade e confiança em Deus.

Momentos dramáticos, todos vamos viver. Deus nunca nos prometeu uma caminhada simples, fácil e sem sofrimento. Ao contrário, Ele nos diz que temos que abraçar a nossa cruz. Diante disso, podemos reagir de duas formas: ou de forma desesperada, revoltada e desequilibrada ou de forma equilibrada, vendo em cada situação a mão providencial de Deus. Por isso, como bem afirmou o Papa Paulo VI, devemos recorrer a nossa Senhora do Equilíbrio desde a manhã até a noite, pedindo paz, calma, tranquilidade, harmonia e paz.

Oração a nossa Senhora do Equilíbrio

Virgem Mãe de Deus e dos homens, Maria. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Dai-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz.

Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações. Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela oração, amor e fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, hierarquia e fiéis.

Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com equilíbrio, a nossa fé, na esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal proteção. Assim seja. Amém.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile