Menu
in

História de Nossa Senhora da Divina Providência

Origem da devoção

Esse titulo de Nossa Senhora é invocado desde o seculo XII, na Itália, com referencia às Bodas de Caná, onde a Virgem Maria intercede por um casal de noivos que na festa de seu casamento, fica sem vinho. Jesus, a pedido da Mãe, interfere e realiza seu primeiro milagre público, transfornando a água em vinho.

No entanto, apesar de existir, só se tornou popular no século XVIII. Essa popularização começou com um afresco que foi quebrado durante a demolição de um mosteiro na Praça Colonna, em Roma, realizado para a posterior construção de uma Igreja dedicada a São Carlos.

O afresco estava encrustado numa das paredes do mosteiro e causou grande tristeza para os religiosos e para o arquiteto responsável pela obra, que fez questão de indenizar, doando outro quadro representando a Virgem Maria com um menino nos braços.

A construção da Igreja

A obra da igreja conseguiu ser concluída no tempo previsto apesar da falta de recursos. Os monges atribuíram isso à intercessão de Nossa Senhora, a quem eles rezaram durante todo o tempo das obras. Uma réplica do quadro foi colocada, num lugar mais visível e passou a ser identificado como Nossa Senhora da Divina Providência, e começou a atrair diversos peregrinos.

Os padres barnabitas resolveram, então, transformar o pequeno lugar em uma capela maior. Foi criado um grupo de devotos chamado de Arquiconfraria e no ano de 1888 houve a coroação da imagem, o que oficializou a devoção à Nossa Senhora da Divina Providência.

O significado de Providência Divina

O termo Providência está ligado diretamente às ações de Deus, que nunca nos abandona e sempre cuida de nós providenciando tudo o que é necessário para nossa vida, usando meios que não conseguimos nem imaginar.

Oração a Nossa Senhora da Divina Providência

“Ó Maria, Mãe da Divina Providência, entrego-me inteiramente a vós. Orientai a minha vida e obtende-me a graça de cumprir fielmente a divina vontade. Alcançai-me o perdão dos meus pecados e sede minha proteção e guia todos os dias de minha vida. Amparai-me nas horas de luta e sofrimento. Ajudai-me, ó Maria, a conseguir a renovação interior do meu coração, para que nele eu possa acolher vosso divino filho, Jesus. Livrai-nos de todo mal e de tudo que possa ser obstáculo à eficácia de vossa proteção. Ó doce Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim; e, se ofendi o Coração Sagrado de Jesus, cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo. Vós sois a minha esperança neste mundo, guiai com segurança os meus passos até a vida eterna. Amém.”

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile