Menu
in

História de Nossa Senhora de Caná

O dia 06 de janeiro guarda uma celebração de Maria ainda muito pouco conhecida no Brasil: o dia de Nossa Senhora de Caná. Nessa data, a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

O que pouca gente sabe é que o mistério da Epifania, além da visita dos Reis Magos, ainda contempla mais dois acontecimentos: o Batismo de Jesus e as Bodas de Caná. Com isso, o título de Nossa Senhora de Caná também é celebrado nessa data.

A Imagem da Virgem de Caná

A primeira imagem da Virgem de Caná foi confeccionada em 1982 pelo sacerdote argentino Pe. Hector García, fundador do Movimento Evangelho de Caná, na cidade de Rosario – Argentina. Além de Rosario, temos a devoção nos arredores de Buenos Aires na Paróquia Maria de Caná em Santo Isidro. Na Espanha, em Pozuelo de Alarcon – Madrid, temos a Paróquia Santa Maria de Caná. Também temos imagens dela em Portugal e Estados Unidos.

A Devoção no Brasil

No Brasil, a devoção chegou há onze anos através de um projeto missionário nas periferias de Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que se propunha a visitar famílias para meditar com elas o evangelho de Caná. A invocação à Nossa Senhora de Caná surgiu antes da imagem e logo se difundiu chegando à capital.

Hoje, a Associação Missionária Servos de Maria de Caná, sediada na Arquidiocese do Rio, realiza uma importante missão, que é gerir a Capela de Nossa Senhora de Caná, única do Brasil, que fica localizada dentro do Penha Shopping, onde temos a imagem oficial de Nossa Senhora de Caná do Brasil, que foi abençoada por Dom Alano Maria Pena em 2011 e que é rosa justamente para simbolizar a alegria da festa de Caná. A imagem tem duas talhas aos pés, que simbolizam o esposo e a esposa, já que Maria de Caná é padroeira dos cônjuges e protetora das famílias.

Oração a Nossa Senhora de Caná

Nossa Senhora de Caná, Mãe da Divina Misericórdia, ensinai-nos a falar do amor de Deus. Ensinai-nos a confiar sempre no Senhor. Ensinai-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser. Ensinais-nos a orar para que Jesus transforme nossas vidas. Ensinai-nos a falar da vida nova, da alegria, da graça que Deus nos dá a todo instante. Nossa Senhora de Caná, rogai por nós que sempre precisamos de vós. Amém.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile