Menu
in

A Curiosa História de Nossa Senhora do Ó

Após o pecado original, Deus prometeu que viria um Redentor, cujo nascimento foi aguardado por séculos pela humanidade e, sobretudo, Nossa Senhora. Para celebrar essa expectativa de Nossa Senhora, a Igreja determinou que a última semana antes do nascimento de Jesus fosse denominada “da expectação” ou “da esperança”.

E que esses desejos estivessem refletidos nas antífonas do Ofício Divino, que os sacerdotes e religiosos devem rezar.

Por coincidência, nessa mesma semana, elas começavam todas por “Ó!”: Ó, Sabedoria! etc; antífonas que terminavam todas com a invocação “veni”, ou seja, “vinde“.

Tais súplicas ardentes, para que viesse logo o Salvador do mundo, foram extraídas das passagens da Sagrada Escritura. Os Patriarcas e Profetas manifestavam seus desejos de que nascesse o quanto antes o Redentor. Por causa disso, o povo passou a chamá-la carinhosamente de Nossa Senhora do “Ó”.

Instituição

A comemoração litúrgica de Nossa Senhora do Ó foi instituída oficialmente no século VI, por ocasião do décimo Concílio de Toledo, Espanha, onde estiveram presentes três santos: São Frutuoso de Braga, Santo Ildefonso e Santo Eugênio III de Toledo.

Santo Ildefonso foi quem estabeleceu a festa litúrgica de Nossa Senhora do Ó no dia 18 de dezembro, sete dias antes do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração a Nossa Senhora do Ó

“Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto de vossas benditas entranhas venha a nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Paraíso, em vossa companhia. Assim seja. Amém.”

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile