Menu
in

História de Nossa Senhora do Rocio

A imagem de Nossa Senhora do Rocio foi encontrada no século XVII por pescadores na baía de Paranaguá, ao amanhecer, na hora do orvalho, e a sua devoção começou depois da elevação do pelourinho em Paranaguá em 1646.

Em 1686, houve um período de peste na região e os habitantes recorreram a Maria Santíssima para que acabasse com aquele mal. Como foram atendidos, desde então, os devotos do Paraná recorrem à Nossa Senhora do Rocio diante de suas aflições.

Por que Rocio?

A palavra “Rocio” vem do Latim “Roscivum”, que significa “orvalho”. Nossa Senhora do Rocio é Nossa Senhora do Orvalho Matutino ou Nossa Senhora do Amanhecer. Ela simboliza as inúmeras graças e bênçãos que brotam constantemente no meio do povo como o orvalho.

A primeira igreja dedicada a Nossa Senhora do Rocio foi construída no ano de 1813 e em 1920 ficou pronto o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, na cidade de Paranaguá, no Paraná.

A Padroeira do Paraná

Por causa dos inúmeros milagres e graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio, a devoção a Ela ficou conhecida em todo o território paranaense e multidões saíam de inúmeros lugares em romarias rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio.

É o caso, por exemplo, de várias curas individuais e coletivas, como a peste bubônica, em 1901, e a gripe espanhola, em 1918.

Existem também diversos registros de milagres de Nossa Senhora do Rocio em favor dos marinheiros, protegendo-os de tempestades e outras tragédias marítimas, como é o caso do navio “Raul Soares”, no dia 26 de junho de 1931; do navio “Philadélphia”, em julho de 1931; e do navio “Maria M”, no dia 08 de agosto de 1932.

Por isso, muitos marinheiros se tornaram devotos de Nossa Senhora do Rocio.

No ano de 1977, o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná. A devoção a Nossa Senhora do Rocio continua crescendo até os dias atuais e, por isso, seu Santuário em Paranaguá recebe cada vez mais devotos e turistas.

Oração a Nossa Senhora do Rocio

“Mãe do Rocio, agradecemos a vossa intercessão maternal. Em Jesus, rendemos graças a Deus por todas as bênçãos recebidas. Mãe do Rocio, olhai para todas as nossas necessidades. Por vossa intercessão, os céus se abram, e sobre nós orvalhos de bênçãos sejam derramados. Pedimos por nossas famílias, doentes e excluídos. Mãe, que a Igreja seja cada vez mais fortalecida e sinal de serviço. Que o reino da paz, da justiça e do amor prevaleçam. Que a misericórdia seja abundante. Mãe do Rocio, que seguindo o Vosso exemplo, sejamos sacrário de Jesus Cristo. Amém.”

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile