O titulo de Nossa Senhora da Luz (das Candeias, Navegantes ou Candelária) se dá com a apresentação do Menino Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, dia 2 de fevereiro) quando Simeão diz que Jesus será a luz que irá iluminar os pecadores.
Devoção a Nossa Senhora da Luz
A devoção a esse titulo de Nossa Senhora teve início em Portugal com Pero Martins. Em uma de suas viagens para a África, à procura de aventuras e riquezas, foi aprisionado por árabes que exigiram um alto valor como resgate.
Com isso, Pero se viu abandonado na prisão sofrendo humilhações e crueldades de todo tipo. No ano de 1463, ao se ver sem nenhuma esperança, Pero começou a implorar a ajuda de Nossa Senhora. Pedia que ela o libertasse daquela situação. Como resposta às orações, depois de 30 dias, Nossa Senhora apareceu a ele em seus sonhos, com uma auréola iluminada por uma luz extraordinária. A Virgem disse as seguintes palavras:
Filho, consola-te. Eu te livrarei do cativeiro. E quando estiveres livre, ainda que sejas pobre, não deixarás de fazer o que agora lhe digo. Irás a Carnide no termo de Lisboa e fazer-me-ás sobre a fonte do Machado uma ermida que terá a inscrição de: Santa Maria da Luz.
Neste lugar meu nome há de ser glorificado, honrado e aumentado com muitas maravilhas e milagres que nele serão feitos por minha intercessão a muitas pessoas devotas. Quando chegares a Carnide, acharás a minha luz e claridade os sinais que teus naturais vêem sobre a Fonte do Machado. Aí acharás uma bela imagem e nela mostrarei quem sou.
Nossa Senhora a Pero, 1463
Passado algum tempo, Pero Martins foi liberto pelos árabes e seguiu estritamente as ordens que Nossa Senhora da Luz lhe deu. Construiu, então, a capela dedicada a Nossa Senhora da Luz e encontrou a imagem mencionada pela Virgem em seus sonhos. A partir de então, a devoção começou a se espalhar grandemente e se firmou em terras portuguesas.