Menu
in

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima

Origem

Esse título de Nossa Senhora tem sua origem na cidade de Fátima, em Portugal, onde três crianças: Lucia, com 10 anos e seus primos Francisco, 9 anos, e Jacinta, 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora em 1917. No total, foram seis aparições sempre no dia 13 de cada mês, começando  dia 13 de maio.

No começo, as crianças se assustaram, mas Nossa Senhora as tranquilizava dizendo para não terem medo, e que ela era do Céu. Nossa Senhora disse para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. Em uma das aparições, Nossa Senhora ensinou esta oração aos meninos.

Ela foi acrescentada na reza do Rosário: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Perseguição contra as crianças

As crianças sofreram grandes perseguições por parte dos poderes públicos. Chegaram a ser até presas na delegacia de Fátima, mas nunca negaram as aparições.

Milagre de Nossa Senhora de Fátima

Na sexta aparição, Nossa Senhora disse que, deveria ser construída uma capela com o nome de Nossa Senhora do Rosário. E quando ela se levantava suavemente para ir embora, o sol  apareceu entre as nuvens como um grande disco prateado, brilhando muito, mas sem cegar as pessoas. Começou a girar vertiginosamente e suas bordas se tornaram avermelhadas, espalhando raios de fogo, de modo que sua luz refletia nas pessoas e nas árvores, e foi vista até quarenta quilômetros de distância do local das aparições.

Por três vezes o sol girou e se precipitou sobre a terra, e todos com medo pediam perdão para Deus. O milagre durou cerca de dez minutos. A partir desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, aumentou, se difundiu para o mundo todo, e hoje, em seu enorme santuário, todos os peregrinos vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações.

Segredos de Fátima

Na terceira aparição, foi revelado um segredo dividido em três partes que seriam reveladas nas próximas aparições. São eles, nas próprias palavras de Lúcia:

1ª parte – A visão do Inferno

Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados nesse fogo, os demônios e as almas, … com forma humana, flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que delas mesmas saíam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das folhas em grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gemidos e gritos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparente e negros.

Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu, que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição)! Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor”.

2ª parte – Devoção ao Imaculado Coração de Maria

Nossa Senhora me disse que nunca me deixaria e que Seu Imaculado Coração seria o meu refúgio e o caminho que me conduziria a Deus. Que foi ao dizer estas palavras que abriu as mãos, fazendo-nos penetrar no peito o reflexo que delas expedia. Parece-me que, neste dia, este reflexo teve por fim principal infundir em nós um conhecimento e amor especial para com o Coração Imaculado de Maria; assim como das outras duas vezes o teve, me parece, a respeito de Deus e do mistério da Santíssima Trindade. Desde esse dia, sentimos no coração um amor mais ardente pelo Coração Imaculado de Maria.

3ª parte – A última revelação do Segredo

Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fogo na mão esquerda; ao cintilar, despia chamas que parecia iam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contato do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro. O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: ‘Penitência, Penitência, Penitência!’ E vimos numa luz imensa que é Deus: “algo semelhante a como se vem as pessoas num espelho quando lhe passam por diante” um Bispo vestido de branco “tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”.

Significado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Coroa
Remete ao quinto mistério do Santo Rosário, o Glorioso. Nele rezamos pela coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra;

Manto e Túnica
Ambos são brancos, cor que representa a pureza de Nossa Senhora de Fátima e sua proteção amorosa a toda a Igreja;

Doze estrelas
Lembram-nos dos 12 apóstolos e da importância de nosso discipulado a Jesus Cristo;

Aura
Representa o poder e a intercessão de Nossa Senhora de Fátima junto a seu filho Jesus a todos os fieis que a ela recorrem;

Rosário
Um dos pedidos mais fortes de Nossa Senhora de Fátima é a oração constante. É por isso que sua imagem tem um Terço, lembrando-nos da importância da oração como meio eficaz e comprovado de que todas as graças podem ser alcançadas;

Nuvem e Azinheira
Em algumas representações, a imagem de Nossa Senhora de Fátima aparece acima de uma novem e da azinheira: esta última faz lembrança do local em que os pastorzinhos disseram ter visto Nossa Senhora de Fátima pela primeira vez.

Oração a Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração,  se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém.

Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile