Esse título de Nossa Senhora nos lembra sua presença no Cenáculo, local onde os Apóstolos receberam a efusão do Espírito Santo, em Pentecostes. A Tradição da Igreja nos conta que Nossa Senhora teve um papel importante no Cenáculo, motivando os Apóstolos a perseverarem na oração, conforme Jesus havia ordenado.
Com a vinda do Espírito Santo no cenáculo, os Apóstolos, apoiados por Maria, venceram seus temores e, destemidos, proclamavam o Evangelho. Ali era formada a primeira comunidade cristã, com o nascimento da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pentecostes de Maria
Na verdade, o Pentecostes de Nossa Senhora aconteceu no momento da Anunciação, onde o Espírito Santo entra em sua vida e torna-se seu Esposo, acompanhando-a a partir desse momento ao longo de sua vida.
Maria, Mãe da Igreja
Se com Pentecostes nasce a Igreja, podemos dizer que Nossa Senhora, sendo Esposa do Espírito Santo, se torna Mãe da Igreja. Assim, torna-se unida a ela de tal forma que não existe Igreja sem Maria.
Oração à Nossa Senhora do Cenáculo
Ó virgem Santíssima do Cenáculo, nossa Mãe, Maria imaculada, nós vos suplicamos humildemente. Alcançai-nos os dons do Espírito Santo para que, vivendo na caridade, perseverando unanimemente na oração e vos tendo por guia e mestra, mereçamos, para a maior glória de Deus, trabalhar para a salvação das almas através de nossos exemplos e obras e, assim fazendo, chegar à vida eterna.
Nossa Senhora do Cenáculo, sede-nos propícia na necessidade que nos oprime. E vinde em nosso socorro, a fim de que o Senhor onipotente e misericordioso se digne conceder-nos, pela vossa intercessão, a graça que instantemente solicitamos.
Nossa Senhora do Cenáculo, rogai por nós.
Amém.