O culto à Nossa Senhora da Saudade teve início no Brasil em 30 de março de 1918, quando a Virgem apareceu – triste enquanto o corpo de seus filho esteve sepultado – em sonho à irmã Ignez do Sagrado Coração de Jesus. A irmã Ignez foi uma das responsáveis pela criação do Carmelo de São José na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
A Oração à Rainha dos Mártires
Como Petrópolis, na época, pertencia à Diocese de Niterói, o então bispo, Dom Agostinho Benassi, aprovou a devoção e instituiu a “Coroa da Saudade da Rainha dos Mártires”.
Essa devoção é uma espécie de terço com três mistérios, cada um contendo um ‘Pai Nosso’ e doze ‘Lembrai-vos’, que multiplicado pelos 3 mistérios, chega-se ao número de 36, que representa as 36 horas de sofrimento de Maria. Na medalha de Nossa Senhora, que marca o término da coroa, rezam-se três ‘Aves Marias’ e uma oração especial à Rainha dos Mártires.
Com a criação da diocese de Petrópolis, em 1948, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra foi nomeado Bispo e, em 1950, sem motivo aparente, decidiu que somente poderia haver a devoção a Nossa Senhora da Saudade dentro dos limites do Carmelo de São José.
A Propagação da Devoção
Em 1956, depois que o Papa Pio XII restaurou a Liturgia da Semana Santa, trazendo um luto para o Sábado Santo, ficou evidente o martírio que Nossa Senhora sofreu durante o sepultamento de seu filho Jesus. Com isso, o bispo autorizou novamente o culto a Nossa Senhora da Saudade.
A Imagem de Nossa Senhora da Saudade
A única representação de Nossa Senhora da Saudade é uma imagem feita em Paris, em mármore Carrara, e com 1,66m de altura. Traz o globo terrestre aos seus pés e possui a cabeça inclinada pra baixo. Tem um semblante triste, porém com um sorriso melancólico, simbolizando sua certeza da ressurreição de Jesus.
Ela possui uma coroa de ouro na cabeça e traz a mão esquerda sobre seu peito transpassado por um punhal de ouro. Com a mão direita, segura a Coroa da Saudade, que também é de ouro.
Acima da imagem tem a inscrição “Vinde a Ela, vós todos que sofreis, vós todos que chorais, e Ela vos consolará”. Essa imagem fica no Carmelo de São José, em Petrópolis.
A Coroa da Saudade da Rainha dos Mártires
(3 Pai Nossos/ 36 Lembrai-vos)
Lembrai-Vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à Vossa proteção, e imploraram o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob os pesos dos meus pecados, me prostro a Vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas. Ó Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos peço. Amém.
Ao final:
Lembrai-vos, ó Rainha dos Mártires, das saudades cruciantes que atormentaram o vosso Imaculado Coração durante as 36 horas de sepultura do vosso divino Filho. Pelas dores acerbíssimas da vossa soledade, oh!, acendei-nos na alma o desejo de ver a Deus no Céu, e alcançai-nos, um dia, a eterna Bem-aventurança.
Enquanto, porém, neste desterro peregrinamos, obtende-nos as graças que nos são necessárias para amarmos e servirmos a Jesus com fidelidade até à morte. E, se for de sua vontade adorável, impetrai-me a mercê que imploro com inteira confiança. Amém.
Nossa Senhora da Saudade, rogai por nós!