Ícone do site Tenda do Senhor

São Paulo de Tarso Apóstolo

São Paulo de Tarso

Imagem de Google Imagens, editada por Tenda do Senhor

Quem era São Paulo de Tarso Apóstolo? Seu nome hebraico é Shaul, o mesmo nome do primeiro rei de Israel, que significa “pedido”. Seu nome romano é Paulus, que significa “pequeno”.

São Paulo nasceu em Tarso, grande centro cultural da Cilícia, mas foi criado em Jerusalém, aos pés de Gamaliel, seu instrutor. Herdou de seu pai a cidadania romana. Foi chamado Saulo de Tarso porque era filho de uma família judaica da tribo de Benjamin, que gozavam dos privilégios da cidade romana.

Após sua conversão e Batismo, passou a chamar-se Paulo.

Primeiros Anos de Vida

Os primeiros anos de vida de São Paulo de Tarso foi numa comunidade judaica e frequentou a escola da sinagoga. De acordo com o costume judeu, tornou-se tecelão.

Muito bem doutrinado, desde pequeno testemunhava sua Fé, fora dos ensinamentos de Cristo. Perseguia implacavelmente os discípulos de Jesus, até as mulheres, encerrando-os no cárcere.

Deus, porém, mostrou-lhe seu caminho, o qual ele seguiu, sem jamais desviar-se e ainda levando consigo inúmeros cristãos.

A Igreja à Época de São Paulo de Tarso

À época de São Paulo de Tarso, a Igreja dava os primeiros passos como Igreja. Esse tempo é conhecido como Era Apostólica ou Igreja Primitiva.

A Igreja é manifestada ao mundo inegavelmente no Dia de Pentecostes com o derramamento do Espírito Santo. Porém, ainda não tinha templos (lugar para orar). Então, os crentes se reuniam nas casas uns dos outros.

Celebravam a Ceia do Senhor numa confraternização chamada Festa Ágape e reuniões de adoração, oração e partilha da Palavra. Apesar de tudo isso, a Igreja foi atacada por heresias e perseguições, inclusive as de São Paulo de Tarso, mas nunca recuou diante da missão que Cristo lhe confiou.

O Missionário São Paulo de Tarso

São Paulo de Tarso foi sobretudo um missionário muito ativo. Graças a ele, a mensagem de Cristo se difundiu para além da Palestina, chegando, assim, até o centro do Império Romano.

Foi um líder da Igreja Primitiva. De perseguidor de cristãos, São Paulo de Tarso passa a anunciador da Palavra de Deus, uma vez transformado por Cristo.

São Paulo de Tarso fundou várias comunidades cristãs que fizeram a Igreja Primitiva crescer. E por essa Igreja, deu sua vida. Foi certamente um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do Cristianismo. Suas obras compõem inegavelmente parte significativa do Novo Testamento.

São Paulo de Tarso é considerado, juntamente com São Pedro, um dos pilares da Igreja fundada por Jesus Cristo. São Pedro proclamava a Fé sobre a herança de Israel, enquanto São Paulo de Tarso, mestre e doutor das nações, anunciava o Evangelho da Salvação.

Ambos congregaram, por diferentes meios, a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem igual veneração.

Legado de São Paulo de Tarso

As Epístolas são o maior tesouro que São Paulo de Tarso deixou para a Igreja. São frutos de suas experiências e trabalhos, inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo.

Seus escritos ocupam, assim, um terço do Novo Testamento. Sem as cartas de São Paulo de Tarso, o Cristianismo poderia ser uma mera seita do judaísmo.

Mais do que apenas seguidor de Cristo, tornou-se um protagonista da evangelização. Fundou comunidades com as quais mantinha contato frequente por cartas e sistematizou os ensinamentos de Jesus de forma a consolidar, além de uma doutrina, uma Religião.

Não fosse por São Paulo de Tarso, talvez hoje não conheceríamos pois Jesus.

São Paulo de Tarso é o santo padroeiro dos autores, dos editores e da imprensa. E é representado tradicionalmente com uma espada e com um livro.

Concluindo…

De bebê feio a um homem desengonçado, conforme a obra apócrifa “Atos de Paulo”, São Paulo de Tarso era apenas um ser humano que, ao receber a Graça Divina, se transformou em um “Anjo de Deus”, deixando-nos um legado que nunca nos será arrebatado: a Fé em Cristo Jesus, Rei do Universo.

Trabalho de conclusão da Disciplina Quadros de História da Igreja do Curso Luz e Vida apresentado pela aluna Fátima Maria Rachid Novais.
Sair da versão mobile