A aparição de Nossa Senhora das Grotas foi assim…
Conforme conta-se, em 1706, um índio encontrou em uma das grotas do rio São Francisco uma imagem esculpida em madeira. Sem saber o que fazer, ele mostrou a imagem a um vaqueiro que encontrou pelo caminho. Ambos, assim, decidiram levá-la a um padre franciscano que estava em missão naquela região.
Inesperadamente, ao ver a imagem, o franciscano a ergueu dizendo que era a Mãe de Nosso Senhor que veio para salvar o povo de Juazeiro e Petrolina das enchentes oriundas das marés do rio.
Veneração
Posto que foi encontrada em uma grota, foi batizada com o nome de Nossa Senhora das Grotas. Com o tempo, vários fiéis vinham em romarias para conhecer a santa no altar improvisado pelo frei franciscano, numa humilde capela.
Em 1710, os franciscanos construíram uma igreja de alvenaria no local da aparição da imagem. Nossa Senhora das Grotas passou a ser a Padroeira do município de Juazeiro.
A imagem ainda existe e é venerada com muito amor e respeito pelo seu povo, tendo o dia 08 de setembro como dia de sua devoção. Com o passar do tempo, Juazeiro virou uma metrópole e hoje é uma diocese, que tem uma catedral para abrigar Nossa Senhora das Grotas.
Quer conhecer um pouco mais sobre os Dogmas Marianos?
Aqui no nosso Blog, temos um carinho especial pela nossa Santíssima Mãe, hoje aqui representada por Nossa Senhora das Grotas. Por isso, toda semana, buscamos trazer uma devoção nova do Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa. Mas, como sabemos, não podemos amar aquele que não conhecemos, certo? Dessa forma, te convidamos a clicar nos links abaixo e conhecer um pouco sobre os Dogmas Marianos: