A devoção à Nossa Senhora do Leite começou assim… Segundo a tradição, depois do nascimento de Jesus, quando a Sagrada Família teve que fugir para o Egito, a Virgem Maria se escondeu com o Menino Jesus dos soldados de Herodes em uma gruta, onde, então, o amamentou. Como foi às pressas, algumas gotas do leite caíram sobre as pedras, transformando, então, a cor de marrom para branco.
A Tradição da Gruta
Muitos casais, com dificuldades para engravidar, vão a essa gruta pedir a intercessão de Nossa Senhora do Leite para receber essa graça. Portanto, ao visitar a Gruta, muitas mulheres retiram uma pequena porção do “pó” das pedras, diluem na água e tomam com fé para poder engravidar. Também as mães que estão amamentando tomam, pedindo para aumentar seu leite ou conservá-lo enquanto suas crianças necessitam da alimentação materna.
No século XIV, os Franciscanos começaram a celebrar Missas na Gruta do Leite, na capela construída por Santa Paula. Essa gruta é, pois, guardada pelos Frades Menores que cuidam e recebem os visitantes diariamente, acolhendo os testemunhos por carta, fotografias ou contados pelos fiéis, em sua maioria, católicos e muçulmanos.
Dentro da Gruta, há um lugar especial com as cartas enviadas por famílias de diversos países, somando centenas de histórias todos os anos. Há também relatos de famílias inteiras visitando o local, pedindo à Nossa Senhora do Leite não só pela maternidade, mas pelo exemplo da Sagrada Família de Nazaré.
Oração à Nossa Senhora do Leite
Senhora do Leite e Bom Parto, mãe amorosa do Menino Jesus e minha Mãe, escuta a minha humilde oração. Sei que vosso coração de mãe conhece todos os meus desejos, todas as minhas necessidades.
Só vós, Virgem Imaculada, e vosso Divino Filho são capazes de entender os sentimentos que enchem a minha alma. Vós que tivestes o sagrado privilégio de ser a Mãe do Salvador.
Intercedei junto a Ele agora, minha querida Mãe, que, segundo a sua vontade, eu possa ser uma mãe, ou mãe de outros filhos enviados por Nosso Senhor. Isso eu peço, a vós, Senhora do Leite, em nome de vosso Divino Filho, meu Senhor e Redentor. Amém.