Andar, correr, voar. Verbos simples. Significados plenos. Há uma música antiga que diz:
Voarei em Seus braços e o Céu alcançarei, e, em verdade, ó Deus, te adorarei!
Voar nos braços do Senhor! Que maravilha seria se pudéssemos viver assim. Sempre impulsionados pela brisa leve e suave do Espírito de Deus, que impulsiona nossos corações como barcos à vela.
Mar Adentro
A imagem da vela em um barco é bem apropriada, pois ela se deixa tocar e envolver pelo vento, se deixa moldar para que o barco avance mar a dentro. Assim também nós devemos nos deixar ser tocados pelo vento do Espírito de Deus, que quer nos moldar e nos impulsionar a desbravar novos mundos.
Contudo, antes de pensarmos em voar, é necessário aprendermos a andar.
Andar
Não tem como não trazer à mente a imagem de uma criança que tenta dar seus primeiros passos. Parece algo impossível. As pernas não obedecem, o equilíbrio ainda não existe e as quedas são comuns. Um ou dois passinhos, desajeitados, e o chão é o limite.
Mas ela não desiste. Continua tentando e tentando até conseguir se equilibrar e se sustentar. Em nossa vida espiritual também é assim. Nossas pernas espirituais ainda não são fortes o suficiente nem conseguem o equilíbrio para nos manter de pé.
E caímos. E tentamos outra vez, e caímos. Até que um dia, fortalecidos, com as pernas mais treinadas e mais hábeis, ficamos de pé e começamos a andar, mesmo que algumas quedas ainda se apresentem a nós.
Correr
Mas andar é só o começo. Sempre queremos mais. Voltando à imagem da criança que aprende a andar, mal ela se equilibra nas pernas e seus passos começam a se firmar, ela já quer correr. Parece que correr é mais fácil que andar.
E em nossa vida espiritual corremos também esse risco. Mal sabemos andar e já queremos correr. Queremos alcançar horizontes novos, viver e conhecer coisas novas. Porém, se as quedas enquanto andamos são constantes, enquanto corremos são mais ainda.
Para tudo na vida há um tempo, já nos diz o Eclesiastes. E esse tempo é feito em Deus! Fomos feitos para andar, correr, voar! Mas em Deus!
Mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; Ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão pra frente sem se fatigar.
Isaías 40, 31
Voar
Deus sabe que somos crianças aprendendo a dar os primeiros passos. Mas Ele profetiza sobre nós Sua Palavra, nos dá forças, condições, equilíbrio necessários para andarmos com Ele, corrermos no Espírito e voarmos em Seus braços. A imagem é plena.
O avião para decolar primeiro anda pela pista e se posiciona. Depois, liga as turbinas, potência máxima e corre pela pista. Só então, depois de ter ganhado velocidade e força, decola, voa. A oração é a turbina de nossa alma.
Oração
Passamos a maior parte de nossos dias apenas andando pela pista da nossa vida. E vamos de um lado para o outro, daqui para ali, porém mal temos forças para andar, quiçá para correr, muito menos para alçarmos voos. Mas basta começarmos a orar para que Deus ligue nossas turbinas espirituais e nos faça alcançar a cabeceira da pista.
Então, nesse momento, Ele nos dá a direção, nos dá todas as coordenadas e espera que saiamos correndo pela pista até levantarmos voo, seguros, em Seus braços, alcançando o Céu, alcançando Sua presença.
Refletindo
E você? Ainda está só andando pela pista da sua vida, perdido, sem forças? Nossa força vem de Deus! Hoje, te convidamos a se colocar diante d’Ele e orar. Deixe que Ele ligue e aqueça suas turbinas. Deixe que Ele te leve até a cabeceira da pista da sua vida.
Ele tem o jeito certo, o tempo certo e o único Caminho que te pode fazer feliz. Ore! Ande! Corra! Voe! E, em verdade, adore o Senhor, nosso Deus!