Menu
in

Ditos de Santo Antão #1

Da série Apoftegmas, ditos do padres do deserto.

Hora de ler apoftegmas, galera!

O mesmo Abade Antão, considerando atentamente o abismo dos juízos de Deus, perguntou: “Senhor, por que é que alguns homens morrem após breve vida, enquanto outros se tornam extremamente velhos? E por que é que alguns são pobres e outros ricos? E por que é que os injustos se enriquecem, enquanto os justos sofrem necessidade?” Veio-lhe, então, uma voz, dizendo: “Antão, cuida de ti mesmo, pois isto são juízos de Deus, e não te convém penetrá-los”.


(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1979)

Em outras palavras: “Filho, cuida da sua vida que a dos outros não te diz respeito”. Violento, né? Confere só o próximo!

Santo Antão adverte.

Se quer ir pro Céu, então vai ter que trabalhar!

Alguém interrogou o Abade Antão: “Que devo observar para agradar a Deus?” O ancião respondeu: “Observa o que te mando – em qualquer lugar para onde vás, tem sempre Deus ante os olhos; qualquer coisa que faças, procura ter o testemunho das Sagradas Escrituras: e, de qualquer lugar em que residas, não te movas facilmente. Observa estas três coisas, e serás salvo”.


(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1979)

São três mas não são poucas, não é mesmo? Entretanto, o Senhor em tudo nos fortalece e molda!

SPOILER: no próximo Santo Antão fala sobre a labuta do homem. Clica aí rapidinho…

Ah, ok… entendi.

O Abade Antão disse ao Abade Poimém (outro eremita): “Esta é a grande labuta do homem: assumir sobre si mesmo a culpa própria diante de Deus, e esperar a tentação até o último suspiro”.


(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1979)

Como diz aquele velho ditado popular: “o que não mata, engorda”. Quando resistimos à tentação ela não é um mal, mas uma graça que nos fortalece na caminhada.

Então, paciência com aquele irmãozinho que tenta te tirar da graça, ein! Esse grande padre do deserto fala mais uma vez sobre tentação no último item desse post:

Quer dizer que não vai acabar não?

O mesmo disse: “Ninguém sem tentação poderá entrar no reino dos céus”. “Suprime”, disse, “as tentações, e ninguém será salvo”.


(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 197

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Sair da versão mobile