Menu
in

Ditos de São Macário do Egito #1

A última postagem apoftegmas foi, mais uma vez, um sucesso! Agora, seguimos dando continuidade com os ditos de um padre do deserto muito famoso e muito santo, São Macário do Egito.

Nos Apoftegmas dessa semana, compartilharemos e viajaremos através de algumas pequenas sabedorias e experiências de um grande eremita, padre do deserto. Viveu durante os primeiros séculos do cristianismo.

Narração de um milagre

Havia no Egito alguém que tinha um filho paralítico. Levou-o à cela do Abade Macário, e, tendo deixado o menino em prantos à porta, retirou-se para longe.

Ora o ancião, abaixando-se, viu a criança e perguntou-lhe: “Quem te trouxe cá?” Respondeu o menino: “Meu pai atirou-me aqui e foi-se embora”. O Abade, então, mandou: “Levanta-te, e vai-te juntar a ele”. E eis que o menino foi imediatamente curado, levantou-se e foi ter com o pai. Assim voltaram ambos para casa.

(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1979)

Sem caridade não funciona

Pense nisso na próxima vez que ver algo de errado: não se combate fogo com fogo. O fogo da ira é combatido com a água da mansidão e da obediência. Sem caridade, não vai funcionar, só o contrário…

Disse o Abade Macário: “Se, ao repreender alguém, és movido à ira, satisfazes a própria paixão. Não é perdendo a ti mesmo que salvarás os outros”.

(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1979)

Como rezar com humildade

Começar um momento de oração e fazer pedidos detalhados a Deus de como você quer ou gostaria de como as coisas acontecessem na sua vida não funciona.

A oração tem que ser humilde, coloquemo-nos no nosso lugar. Deus é Deus. Ele sabe o que faz, nós não.

Alguns perguntaram ao Abade Macário: “Como devemos orar?” Respondeu o ancião: “Não é preciso falar muito, mas estender as mãos e dizer: “Senhor, como queres e como sabes, compadece-te”, ou, se estiveres tentado: “Senhor, vem em meu socorro”. Ele mesmo sabe o que convém, e usa de misericórdia conosco”.

(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1979)

A santidade desperta a inveja

Os demônios tentam a todo custo fazer com que o homem fique longe de Deus. Quando não consegue por meio da tentação, interfere usando de todos os seus recursos, inclusive se materializando para ferir fisicamente!

De outra feita, um demônio apresentou-se ao Abade Macário com uma espadazinha, querendo amputar-lhe o pé; mas não o pôde por causa da humildade dele, e, em conseqüência, disse-lhe: “Tudo que vós tendes, também nós o temos; apenas pela humildade diferis de nós, e prevaleceis sobre nós.

(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1979)

O penitente sabe o que é mais importante

Mais importante que estabelecer grandes jejuns e penitências, é viver com caridade. O que é mais caridoso: fazer um jejum de doces e não comer em situação alguma ou, mesmo em jejum, não recusar uma receita feita com amor e carinho e trocar esse jejum por outro depois?

Ser santo não é ser mal educado ou rude. É ter o olhar fixo em Deus e na sua misericórida.

Diziam do Abade Macário que, quando se permitia certo lazer em companhia dos irmãos, estabelecia para si o seguinte princípio “Se houver vinho, bebe por causa dos irmãos, e, em troca de um cálice de vinho, deixa de beber água durante o dia”. Ora os irmãos ofereciam-lhe vinho para restaurar-lhe as forças. O ancião o aceitava com alegria para mortificar-se. O seu discípulo, porém, que sabia o que se dava, dizia aos irmãos: “Por amor do Senhor, não lhe ofereçais; senão, ele se macerará na cela”. Informados disso, os irmãos não lhe ofereciam mais vinho.

(BETTENCOURT, Estêvão. Apoftegmas – A Sabedoria dos Padres do Deserto. Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1979)

Gostou do que viu até aqui?

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Obrigado pela sua presença, mesmo que digital.

Se quiser deixar uma sugestão, será muito bem vinda! Ah! E veja essa postagem no Instagram que tem tudo a ver com esse itinerário Apoftegmas. Olha o que São Pio de Pietrelcina tem para nos dizer:

É ou não é? Muito!


E aí, o que achou dessa postagem? Reage aí embaixo! Até a próxima postagem! Deus nos abençoe nos guarde para todo o sempre. Amém! Viva a Mãe de Deus e nossa!

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile