Ícone do site Tenda do Senhor

Exame de Consciência para bem confessar-se.

Inegavelmente, o Exame de Consciência para bem confessar-se é o primeiro grande passo do Sacramento da Confissão. Sem ele, portanto, o Sacramento fica muito prejudicado.

O Sacramento da Penitência ou Reconciliação, por vezes chamado da Confissão, recebe esses nomes porque realiza sacramentalmente o apelo de Jesus à conversão e o esforço de regressar à casa do Pai da qual o pecador se afastou pelo pecado, porque consagra uma caminhada pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação por parte do cristão pecador, e porque o reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento. (cf. CCE 1422ss)

Ademais, num sentido profundo, este sacramento é também uma confissão, reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador. (cf. CCE 1424)

O Sacramento da Confissão é sobretudo a oportunidade que nós temos de pedir perdão a Deus por todos os erros cometidos e de receber a sua misericórdia. Contudo, antes de nos confessarmos, é necessário reservar uns bons momentos de silêncio e oração para refletir no que fizemos de errado, em algo que possamos ter prejudicado outras pessoas e no que podemos fazer para nos tornarmos cristãos melhores.

Além disso, uma Confissão sincera e bem feita permite a renovação da nossa alma e a sua abertura à graça de Deus. Assim, elaboramos algumas questões que podem nos ajudar a refletir sobre as ações pelas quais devemos pedir perdão. Elas não esgotam todo o assunto, mas servem como um guia favorável.

Refletindo no meu relacionamento com Deus

Refletindo no meu relacionamento com o outro

Outrossim, que o Espírito Santo de Deus nos ilumine e ajude a sempre bem nos confessarmos. Amém.

Sair da versão mobile